Por meio de auditoria da Fundação Vanzolini, realizada de 18 a 22 de fevereiro, o Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem-SP), autarquia vinculada à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, e órgão delegado do Inmetro, obteve a recertificação pelo sistema de gestão de qualidade, de acordo com a norma NBR ISO 9001:2000, certificado pela primeira vez em agosto de 2001.
A recertificação é válida por mais dois anos para o seguinte escopo: processos e inter-relações vinculadas à execução de atividades em Metrologia Legal e Qualidade Industrial; fiscalizações de instrumentos de medir e de produtos pré-medidos, autorização e acompanhamento do funcionamento de oficinas de instalação e manutenção de instrumentos de medir, medidas materializadas e equipamentos; fiscalização de produtos têxteis, produtos certificados, veículos e equipamentos utilizados para o transporte de produtos perigosos, entre outras atribuições do Ipem-SP.
O relatório com os resultados foi apresentado na última sexta-feira, 22 de fevereiro, pelo auditor da Fundação Vanzolini Cléber Garcez à alta administração do Ipem-SP, superintendente, chefe de Gabinete, diretores e representantes do Centro de Gerenciamento da Qualidade (CGQ).
Modelo de gestão pública eficiente
Na ocasião o auditor destacou o investimento do Ipem-SP em uma estrutura de gestão equiparada a de qualquer empresa privada. O auditor esteve nos dias 18, 19 e 20 nos escritórios regionais do Ipem em Sorocaba, Campinas e São José dos Campos e nos dias 21 e 22 na capital paulista. Após ter acompanhado pessoalmente o trabalho de fiscalização, ele afirmou ter comprovado a existência de relatórios de análise e indicadores que são efetivamente utilizados no dia-a-dia: “Tentei ser detalhista e deu para perceber que não é uma coisa feita ‘só para mostrar’ para a Vanzolini. A empresa tem metas, planos de ação sendo desenvolvidos. O resultado vai para o Ipem e para o cidadão comum. Como brasileiro, me sinto orgulhoso disso”, enfatizou, ressaltando o caráter público dos serviços prestados pelo Ipem-SP.
Cléber Garcez destacou ainda o fato de haver uma “cultura de gerenciamento” no Ipem-SP, que se enquadra dentro dos requisitos da norma ISO 9001, cujo principal apelo é que os objetivos traçados sejam atingidos. Algo reforçado também pelo superintendente do Ipem, que em sua fala declarou que desde o princípio de sua gestão optou por “administrar o Ipem-SP sob os requisitos da ISO 9001:2000”.
Responsabilidade de todos
O superintendente lembrou que a auditoria externa é essencial, assim como também são fundamentais as auditorias internas que o Ipem realiza frequentemente.
“Qualidade não é responsabilidade de uma única pessoa, mas de todos. Os procedimentos devem abranger todo o trabalho do Ipem, até como forma de tornar nossa tarefa ainda mais ágil, com a análise crítica feita de modo rotineiro, por cada departamento”, reiterou.
Dúvidas, sugestões ou reclamações sobre este e outros assuntos do Ipem-SP podem ser feitas pelo telefone da ouvidoria: 0800 – 0130522, de segunda a sexta, das 8h às 17h, ou por meio do e-mail ouvidor-ipem@ipem.sp.gov.br
No site http://www.ipem.sp.gov.br, além de informações sobre toda a legislação metrológica e da qualidade vigentes no país, estatísticas de fiscalização, orientações ao cidadão e empresários, o interessado pode levantar detalhes das ações diárias do instituto.
Do Ipem-SP
(L.F.)