Ipem-SP obtém recertificação ISO 9001

Auditoria da Fundação Vanzolini comprova eficiência do sistema de gestão de qualidade do Ipem

ter, 26/02/2008 - 17h35 | Do Portal do Governo

Por  meio  de  auditoria  da  Fundação Vanzolini, realizada de 18 a 22 de fevereiro,  o  Instituto  de  Pesos  e  Medidas  do  Estado  de São Paulo (Ipem-SP),  autarquia  vinculada  à  Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania,  e  órgão  delegado  do  Inmetro, obteve a recertificação pelo sistema  de gestão de qualidade, de acordo com a norma NBR ISO 9001:2000, certificado pela primeira vez em agosto de 2001.

A  recertificação  é  válida  por  mais dois anos para o seguinte escopo: processos  e  inter-relações  vinculadas  à  execução  de  atividades  em Metrologia Legal e Qualidade Industrial; fiscalizações de instrumentos de medir   e  de  produtos  pré-medidos,  autorização  e  acompanhamento  do funcionamento  de  oficinas de instalação e manutenção de instrumentos de medir,  medidas  materializadas  e equipamentos; fiscalização de produtos têxteis, produtos certificados, veículos e equipamentos utilizados para o transporte de produtos perigosos, entre outras atribuições do Ipem-SP.

O  relatório  com os resultados foi apresentado na última sexta-feira, 22 de  fevereiro,  pelo  auditor  da Fundação Vanzolini Cléber Garcez à alta administração do Ipem-SP, superintendente, chefe de Gabinete, diretores e representantes do Centro de Gerenciamento da Qualidade (CGQ).

Modelo de gestão pública eficiente

Na  ocasião o auditor destacou o investimento do Ipem-SP em uma estrutura de  gestão equiparada a de qualquer empresa privada. O auditor esteve nos dias  18, 19 e 20 nos escritórios regionais do Ipem em Sorocaba, Campinas e  São  José  dos Campos e nos dias 21 e 22 na capital paulista. Após ter acompanhado  pessoalmente  o  trabalho  de  fiscalização, ele afirmou ter comprovado  a  existência  de relatórios de análise e indicadores que são efetivamente utilizados no dia-a-dia: “Tentei  ser detalhista e deu para perceber que não é uma coisa feita ‘só para mostrar’ para a Vanzolini. A empresa tem metas, planos de ação sendo desenvolvidos.  O  resultado vai para o Ipem e para o cidadão comum. Como brasileiro,  me  sinto orgulhoso disso”, enfatizou, ressaltando o caráter público dos serviços prestados pelo Ipem-SP.

Cléber   Garcez   destacou   ainda  o  fato  de  haver  uma  “cultura  de gerenciamento” no Ipem-SP, que se enquadra dentro dos requisitos da norma ISO  9001,  cujo  principal  apelo  é  que  os  objetivos  traçados sejam atingidos. Algo reforçado também pelo superintendente do Ipem, que em sua fala  declarou que desde o princípio de sua gestão optou por “administrar o Ipem-SP sob os requisitos da ISO 9001:2000”.

Responsabilidade de todos

O superintendente lembrou que a auditoria externa é essencial, assim como também  são  fundamentais  as  auditorias  internas  que  o  Ipem realiza frequentemente.

“Qualidade  não  é responsabilidade de uma única pessoa, mas de todos. Os procedimentos  devem  abranger todo o trabalho do Ipem, até como forma de tornar  nossa tarefa ainda mais ágil, com a análise crítica feita de modo rotineiro, por cada departamento”, reiterou.

Dúvidas, sugestões ou reclamações sobre este e outros assuntos do Ipem-SP podem ser feitas pelo telefone da ouvidoria: 0800 – 0130522, de segunda a sexta, das 8h às 17h, ou por meio do e-mail ouvidor-ipem@ipem.sp.gov.br

No  site  http://www.ipem.sp.gov.br,  além  de  informações  sobre toda a legislação  metrológica  e da qualidade vigentes no país, estatísticas de fiscalização,  orientações  ao  cidadão e empresários, o interessado pode levantar detalhes das ações diárias do instituto.

Do Ipem-SP

(L.F.)