Ipem-SP: Laboratório de Produtos Pré-Medidos ganha novo sistema de informatização

Objetivo é possibilitar a coleta de informações, diretamente da fonte, resultantes dos trabalhos de verificação e fiscalização

qui, 28/09/2006 - 9h35 | Do Portal do Governo

Os técnicos do Laboratório de Produtos Pré-Medidos do Ipem-SP já contam com um novo sistema de informatização das atividades de fiscalização de produtos.

O sistema, que faz parte do projeto de gestão informatizada do Inmetro e está sendo implantado em outras unidades da Rede Nacional de Metrologia Legal (RNML), foi desenvolvido pelo Inmetro-RS. Desde março deste ano vem sendo adaptado às necessidades do instituto pela empresa de consultoria e informática EN-SOF, que mantém uma equipe de profissionais no próprio Ipem, dedicada integralmente a tal atividade.

Esse projeto de informatização chegará a outras áreas do Ipem, já que o objetivo da implantação é possibilitar a coleta de informações, diretamente da fonte, resultantes dos trabalhos de verificação e fiscalização.

Para se ter uma idéia da abrangência e do avanço que o sistema oferece agora, no laboratório de pré-medidos, o técnico coloca o produto a ser analisado na balança e depois disso o sistema se encarrega de registrar os valores das pesagens, calcular os resultados em razão da tolerância, emitir os laudos e os demais documentos pertinentes à fiscalização, inclusive o auto de infração, se houver.

Após essa fase inicial de experiência, o sistema será expandido aos demais laboratórios do Estado. Com isso, estima-se que dos 54 tipos de produtos fiscalizados atualmente, os laboratórios passarão a realizar aproximadamente 100 exames diários.

  Do Ipem-SP