Ipem-SP interdita venda de brinquedos Bindeez

Lotes dos brinquedos que forem encontrados no mercado consumidor serão interditados. Amostras do produto serão recolhidas para análise em laboratórios

sex, 09/11/2007 - 14h14 | Do Portal do Governo

No intuito de preservar a segurança e a saúde das crianças, o Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem-SP), autarquia vinculada à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania do Estado de São Paulo, está com suas equipes de fiscalização mobilizadas e na rua para fazer a interdição cautelar dos produtos Bindeez, objeto de recall nos EUA, Austrália e Canadá.

A  medida, coerente com a orientação do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro), foi tomada tão logo o noticiário internacional pela internet chegou ao conhecimento das autoridades estaduais.

Por orientação da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, o Ipem-SP e o Procon-SP trabalharão integrados a fim de atingir melhores resultados e evitar que o produto prejudique algum consumidor.

Conforme notícias veiculadas na imprensa, o brinquedo foi recolhido nos países mencionados porque suas partes, quando engolidas, se transformam em uma substância similar ao GHB (ácido gama-hidroxibutírico), droga conhecida como “ecstasy líquido”. Substância tóxica que, se ingerida em grandes quantidades, pode causar graves problemas para a saúde.

O superintendente do Ipem-SP, Antonio Lourenço Pancieri, ainda na última quinta-feira, 8/11, convocou reunião com a diretoria de Metrologia da Qualidade para discutir o assunto e orientar as equipes.

A partir desta sexta-feira, 9/11, caso as equipes do Ipem-SP, na fiscalização de rotina, encontrem os brinquedos da linha Bindeez, será feita a interdição cautelar do lote existente no estabelecimento comercial, ficando o responsável pela loja como fiel depositário dos produtos.

Desse modo, fica proibida a venda dos lotes interditados. Além disso, serão recolhidas amostras dos brinquedos e o Ipem-SP identificará, entre os laboratórios credenciados pelo Inmetro, aqueles capacitados para fazer análises químicas que comprovem a ocorrência do problema nos lotes trazidos para o mercado brasileiro.

Dúvidas, sugestões ou reclamações sobre este e outros assuntos do Ipem-SP podem ser feitas pelo telefone da ouvidoria: 0800 – 0130522, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, ou por meio do e-mail ouvidor-ipem@ipem.sp.gov.br.

No  site  www.ipem.sp.gov.br, além de informações sobre toda a legislação metrológica e da qualidade vigentes no país, estatísticas de fiscalização, orientações ao cidadão e empresários, o interessado pode levantar detalhes das ações diárias do instituto.

Do Ipem-SP

(C.C.)