IPEM-SP identifica irregularidades em 21% dos materiais escolares

Operação “Aluno Nota 10” analisou 51 produtos em todo Estado de São Paulo

seg, 19/01/2015 - 21h47 | Do Portal do Governo

O IPEM-SP (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo) analisou 51 produtos de uso escolar e cerca de 21% apresentaram irregularidades durante a Operação “Aluno Nota 10”. Os exames avaliaram se a indicação quantitativa das embalagens corresponde ao que o consumidor de fato leva para casa. O consumidor pode verificar o resultado de cada item no site da Instituição.

Foram analisados diferentes artigos de uso escolar como cadernos, etiquetas, purpurina, glitter, clips, plástico para encapar, fita adesiva, cola, tintas (guache, nanquim, acrílica), papel sulfite, papel crepom, massas de modelar, papéis em bloco (canson, vegetal, folha para fichário), entre outros itens.

As massinhas para modelar foram os itens com maior quantidade de irregularidades. Em uma delas, que declarava ter 90g de produto na embalagem, apresentou até 10% menos de produto. A mesma operação, em 2014, fiscalizou 81 lotes de produtos, com 10% de irregularidades encontradas.

Os fabricantes dos itens em desacordo com as normas foram autuados e têm até dez dias para apresentar defesa ao IPEM-SP. A multa pode variar de R$ 640 a R$ 30 mil, dobrando na reincidência.

Em caso de dúvidas ou denúncias, o consumidor pode entrar em contato com a Ouvidoria do pelo telefone 0800-0130-522, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, ou pelo e-mail: ouvidoria@ipem.sp.gov.br.

Do Portal do Governo do Estado