IPEM-SP identifica irregularidades em 15% dos materiais escolares

Operação Aluno Nota 10 analisou 51 produtos na capital e em quatro cidades do interior

qua, 20/01/2016 - 11h54 | Do Portal do Governo

A Operação Aluno Nota 10 do IPEM-SP (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo) identificou irregularidades em 15,69% dos produtos analisados durante ação na capital e em quatro municípios do interior. Os agentes avaliaram 51 itens da lista de material escolar.

As análises avaliaram se a indicação quantitativa das embalagens corresponde ao que o consumidor de fato leva para casa. O consumidor pode verificar o resultado de cada item no site do IPEM-SP.

Foram analisados cadernos, etiquetas, purpurina, glitter, clips, plástico para encapar, fita adesiva, cola, tintas (guache, nanquim, acrílica), papel sulfite, papel crepom, massas de modelar, papéis em bloco (canson, vegetal, folha para fichário), entre outros itens, na capital e nas regionais do IPEM-SP localizadas em Bauru, Ribeirão Preto, São Carlos e São José do Rio Preto.

As massinhas para modelar foram os itens com maior quantidade de irregularidades. Em uma delas, que declarava ter 90g de produto na embalagem, apresentou até 10% menos. A mesma operação, em 2015, fiscalizou 81 lotes de produtos, com 10% de irregularidades encontradas.

Os fabricantes dos itens em desacordo com as normas foram autuados e têm até dez dias para apresentar defesa ao IPEM-SP. A multa pode variar de R$ 640 a R$ 30 mil, dobrando na reincidência.

Em caso de dúvidas ou denúncias, o consumidor pode entrar em contato com a Ouvidoria do IPEM pelo telefone 0800 0130 522, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, ou pelo e-mail: ouvidoria@ipem.sp.gov.br.

Do Portal do Governo do Estado