Ipem-SP homenageia metrologistas nesta segunda-feira

Instituto recebe nesta semana o Prêmio Nacional de Metrologia 2009

seg, 22/06/2009 - 12h00 | Do Portal do Governo

O Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem-SP) vai homenagear nesta segunda-feira, 22, os profissionais cuja missão é garantir confiança às medições. O evento comemora antecipadamente o Dia Nacional do Metrologista (26 de junho).

E eles terão motivos de sobra comemorar. Na sexta-feira, 26, o Núcleo de Fiscalização de Produtos Pré-Medidos (NFPM) do Ipem-SP receberá o Prêmio Nacional de Metrologia 2009, na categoria “Contribuição para Melhoria de Serviços”. O prêmio foi concedido ao projeto de operações especiais de fiscalização. A cerimônia de premiação acontecerá no auditório do Inmetro, em Xerém, no Rio de Janeiro.

Os fiscais do instituto paulista atuam em diversas áreas, como a fiscalização dos instrumentos de medir, nas medições e ensaios realizados nos laboratórios do Ipem, vistorias em veículos que transportam produtos perigosos, avaliação da qualidade de produtos e serviços.

Garantia de qualidade

O dia 26 de junho foi escolhido porque nessa data, em 1862, o Imperador Dom Pedro II promulgou a lei nº. 1175, pela qual o Brasil passou a adotar o Sistema Métrico Decimal (em 1960, esse sistema foi substituído pelo Sistema Internacional de Unidades – SI, mais complexo e sofisticado).

Desde então, a metrologia ocupa um espaço cada vez mais essencial na vida moderna. Hoje em dia, em que o nível de detalhamento se tornou muito grande, tudo depende de medição: ela é garantia para relações de troca justas e também serve de base para regulamentação e fiscalização nas áreas de saúde, segurança e meio ambiente.

A metrologia também é fonte permanente de qualidade, inovação e competividade para o desenvolvimento industrial.