Ipem-SP fiscaliza produtos natalinos

Operação Boas Festas verifica se embalagem informa quantidade real do ítem

ter, 04/12/2012 - 13h19 | Do Portal do Governo

Panetones, bolos e frutas típicas de Natal. Esses e outros produtos que fazem a alegria das celebrações de final de ano são alvo da operação Boas Festas, que o Ipem-SP (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo) realiza nesta semana no interior paulista.

O objetivo é verificar se o consumidor o consumidor não está levando menos produto do que o indicado na embalagem. O Ipem-SP vai fiscalizar itens pré-medidos, ou seja, pesados sem a presença do consumidor.

– Siga o Governo do Estado de São Paulo no Twitter e no Facebook 

A ação do Ipem-SP será realizada em Bauru, Campinas, Ribeirão Preto, São Carlos, São José do Rio Preto, São José dos Campos e Presidente Prudente. Representantes das empresas cujos produtos serão fiscalizados foram convidados para acompanhar os trabalhos. As amostras já foram colhidas.

Caso sejam encontradas irregularidades, as empresas têm dez dias para apresentar defesa. A partir de então, serão definidas as multas. No caso de produtos pré-medidos, a penalidade varia de R$ 640 a R$ 30 mil. Os valores podem dobrar no caso de reincidência.

Do Portal do Governo do Estado