Ipem-SP fiscaliza peso de bens de consumo

Fiscais do órgão vão diariamente aos estabelecimentos comerciais verificar se o consumidor recebe a quantidade exata dos produtos que compra

sex, 28/10/2016 - 12h18 | Do Portal do Governo

Os produtos que você consome no dia-a-dia, desde o combustível usado em seu automóvel até os brinquedos que compra para seus filhos, estão sujeitos à vigilância do Ipem-SP (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo), autarquia ligada à Secretaria da Justiça e da Defesa, do Governo do Estado, que age com delegação do Immetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia).

O objetivo é fazer com que o consumidor receba a quantidade exata do produto que comprou. Os fiscais do Ipem-SP visitam diariamente supermercados, postos de combustível e outros estabelecimentos comerciais, mas se você desconfiar que está sendo enganado, também pode recorrer ao serviço 0800 de denúncias de irregularidades.

Entre as mercadorias verificadas estão pacotes de arroz, feijão, açúcar, leite, latas de óleo e rolos papel higiênico, assim como todo produto que é embalado sem a presença do cliente. Também são vistoriados preservativos, mamadeiras, material elétrico, brinquedos, berços, extintores de incêndio e roupas, que precisam de etiquetas com informação de uso, entre outros produtos.

Ônibus escolares que atendem a rede estadual de ensino também são fiscalizados pelo Ipem-SP e, depois de aprovados, recebem o Selo de Identificação de Conformidade para garantir a segurança dos estudantes.

O Ipem-SP também promove operações especiais em postos de combustíveis, que estão sendo alvos atualmente de uma grande operação de fiscalização (blitz) em todas as regiões do Estado. O Portal do Governo do Estado divulgou resultados de algumas dessas operações, que contaram com a presença do governador Geraldo Alckmin.

Se você desconfiar de alguma irregularidade, pode reclamar junto ao serviço de auditoria do Ipem-SP, que acolhe as denúncias dos consumidores pelo telefone 0800-013-0522. O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Se preferir, envie um email.

Do Portal do Governo do Estado