Ipem-SP fiscaliza 130 postos de combustíveis no Estado

Oito postos foram autuados por lacres rompidos e falhas eletromecânicas

sex, 12/12/2008 - 12h07 | Do Portal do Governo

O Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem-SP), autarquia vinculada à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, fiscalizou 1.212 bombas de combustível de 130 postos de serviços no Estado, sendo 23 na Capital Paulista e Grande São Paulo (Guarulhos, Caieiras, Barueri, Mogi das Cruzes e Suzano) e 107 nas áreas cobertas pelas 13 regionais do Ipem no interior, na última quinta, 11 de dezembro.

A ação que envolveu 48 equipes de técnicos do Ipem abrangeu 36 municípios do Estado. Oito postos de combustíveis no interior foram autuados por erros no fornecimento em prejuízo do consumidor, lacres rompidos e falhas eletromecânicas que comprometiam o funcionamento preciso e a segurança dos instrumentos, em desacordo com as normas estabelecidas pelo Inmetro.

 Araçatuba

As equipes da Regional do Ipem em Araçatuba fiscalizaram cinco postos no município de Auriflama, e o Autoposto Auriflama Ltda., localizado na Rua José Figueiredo, 53-17, foi autuado por erro no fornecimento de combustível de -200 ml a cada 20 litros em uma bomba.

Bauru

As equipes da Regional do Ipem em Bauru fiscalizaram três postos nos municípios de Cerqueira César e Fartura e um posto foi autuado. No posto Comércio e Transportes de Combustíveis Cerqueirense Ltda., localizado na Rodovia Osni Mateus, s/nº, km 1, em Cerqueira César, o erro no fornecimento de combustível em duas bombas era de respectivamente -140 ml e -160 ml a cada 20 litros. Em outras duas bombas do posto havia irregularidades no lacre do dispositivo de regulagem.

Ribeirão Preto

As equipes da Regional do Ipem em Ribeirão Preto fiscalizaram 15 postos nos municípios de Franca e São João da Boa Vista e um posto foi autuado. No posto Lago Azul Ltda., localizado na Av. Chico Júlio, 5050, em Franca, o erro no fornecimento de combustível em duas bombas era de -140 ml a cada 20 litros.

São Carlos

As equipes da Regional do Ipem em São Carlos fiscalizaram 18 postos no município de Arararas. O posto Joaquim Antonio Pires, localizado na Av. Ângelo Franzini, 1780, foi autuado por erro no fornecimento de combustível em uma bomba de -120 ml a cada 20 litros. A bomba também apresentava falha no mecanismo de bloqueio (interloque), responsável por zerar os indicadores de volume e preço a pagar a cada novo fornecimento.

Sorocaba

As equipes da regional do Ipem em Sorocaba fiscalizaram 11 postos nos municípios de São Roque, Araçariguama, Piedade e São Roque. O posto Folena de Piedade Ltda., localizado na Rua Capitão Moraes, 30, foi autuado por erro de fornecimento de -120 ml a cada 20 litros em uma bomba.

Presidente Prudente

As equipes da regional do Ipem em Presidente Prudente fiscalizaram dez postos nos municípios de Rancharia, Bastos, Teodoro Sampaio e Mirante do Parapanema. Foram autuados dois postos. No posto Eldorado de Bastos, localizado na Av. Gaspar Ricardo, 1095, em Bastos, uma bomba apresentava falha no interloque. No posto Pontal de Teodoro Sampaio, na Avenida Cuiabá, 1.842, a causa da autuação foi o fato da mangueira de uma das bombas exceder o comprimento máximo permitido pela norma de segurança (5 metros).

Marília

As equipes da regional do Ipem em Marília fiscalizaram quatro postos no município e o posto de serviços Esquinão III, localizado na Avenida Sampaio Vidal, 2491-A, foi autuado por falta de lacre no densímetro (equipamento que mede a densidade do álcool hidratado) em uma bomba.

Campinas

As equipes da regional do Ipem em Campinas fiscalizaram 15 postos no município de Americana. O Posto Petrobrás Americana, localizado na Avenida Dom Pedro II, 1030, foi autuado por irregularidades no lacre do dispositivo de regulagem e não funcionamento do dispositivo de iluminação dos mostradores de três bombas.

Postos aprovados na Capital

Foram aprovados os 23 postos fiscalizados pelo Ipem em 17 bairros na Capital e Grande São Paulo (Guarulhos, Caieiras, Barueri, Mogi das Cruzes e Suzano).

Também não houve irregularidades constatadas nos postos nos municípios listados a seguir, fiscalizados pelas regionais do ipem de: Santos (Praia Grande), Santo André (Diadema, Ribeirão Pires e São Bernardo do Campo), São José dos Campos (São José dos Campos e Ubatuba), Araraquara (Fernando Prestes, Motuca e Santa Lúcia) e São José do Rio Preto (São José do Rio Preto e Fernandópolis).

Saiba Mais

A multa em caso de autuação pode variar de R$ 100,00 a R$ 50 mil, dobrando em caso de reincidência. O prazo para apresentação de defesa é de dez dias. Nos casos em que podem acarretar prejuízo para o consumidor, as bombas são interditadas, por meio de colocação de lacre do Ipem-SP e o posto fica impedido de comercializar combustível naquele instrumento até que seja realizado o reparo por um técnico de oficina credenciada pelo Ipem.

Em caso de dúvidas, reclamações ou denúncias, o consumidor pode recorrer ao serviço da ouvidoria do Ipem pelo telefone 0800 0130522 de segunda a sexta, das 8h às 17h, ou enviar e-mail para: ouvidor-ipem@ipem.sp.gov.br.

Do Ipem-SP