Ipem-SP fiscaliza 106 postos no Estado e apreende 17 bombas

Ação, realizada na terça-feira, 24, envolveu mais de 100 técnicos

qua, 25/06/2008 - 16h05 | Do Portal do Governo

Operação verificou a quantidade medida em mais de mil bombas de combustíveis de postos em todo Estado, na última terça-feira, 24. Ação envolveu mais de uma centena de técnicos e resultou na apreensão e remoção de 17 bombas em dois postos na capital. No total os fiscais aplicaram 29 autos de infração contra 12 postos de combustíveis.

O Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem-SP), autarquia vinculada à Secretaria de Estado da Justiça e da Defesa da Cidadania, fiscalizou 1.019 bombas de combustível de 106 postos de serviços no Estado, sendo 21 na Capital Paulista e Grande São Paulo (Guarulhos, Carapicuíba e Suzano) e 85 nas áreas cobertas pelas 13 regionais do instituto no interior.

A ação, que envolveu mais de uma centena de técnicos em todo Estado, resultou na apreensão de 17 bombas em dois postos na capital. No total os fiscais aplicaram 29 autos de infração contra 12 postos de combustíveis por erros no fornecimento em prejuízo do consumidor, vazamentos, má conservação e falhas eletromecânicas que comprometiam o funcionamento preciso e a segurança dos instrumentos, em desacordo com as normas estabelecidas pelo Inmetro.

Bombas removidas na capital

Dos 12 postos autuados na operação desta terça-feira, 24 de junho, três foram na Capital. O Ipem-SP flagrou mais dois postos com dispositivos instalados nas bombas que possibilitam a fraude no abastecimento. No Autoposto LPO Ltda., localizado na Avenida Cupecê, nº. 3696, Cidade Ademar todas as sete bombas foram apreendidas e removidas pelos fiscais do Ipem-SP. Em todos os instrumentos havia uma tubulação em conjunto com uma válvula ligada à parte elétrica que desviava parte do combustível já medido de volta para a bomba, lesando o consumidor.

Em uma das bombas de gasolina, a cada 20 litros, os testes comprovaram que com o mecanismo de fraude acionado, o consumidor deixava de receber 5,76 litros, na vazão mínima e 2,4 litros na vazão máxima. O posto havia sido alvo de denúncia à ouvidoria do instituto de suspeita de irregularidades no abastecimento, no dia 6 de junho.

Em um segundo estabelecimento na Capital, o Posto de Serviços Mariana Ltda., localizado na Avenida Lins de Vasconcelos, nº. 3267, teve todas as dez bombas removidas também por possuir sistema de fraude instalado nos instrumentos. Em todas as bombas havia um dispositivo semelhante ao constatado no Autoposto LPO, que desviava parte do combustível a ser entregue.

Um terceiro posto foi autuado pela fiscalização na Capital: O Autoposto Garotão, localizado na Rua Itinguçu, nº. 853. O erro em uma das bombas era de -180 ml na vazão máxima e -200 ml na vazão mínima.

Em Guarulhos, Carapicuíba e Suzano não foi encontrado irregularidade nos postos visitados pelo Ipem-SP.

Ribeirão Preto

As equipes da regional do Ipem-SP em Ribeirão Preto fiscalizaram onze postos nos municípios de Orlândia, Franca e Pradópolis. Apenas o Autoposto São Paulo & Minas foi autuado por falha no mecanismo de bloqueio (interloque) de uma das bombas. O mecanismo é responsável por zerar os indicadores de volume e preço a pagar da bomba de combustível a cada novo fornecimento. O posto é localizado na Avenida Champagnat, nº. 2432.

São José do Rio Preto

Em São José do Rio Preto, a fiscalização da regional do Ipem verificou oito postos nas cidades de Olímpia, Guarani D’Oeste, Ouroeste e São José do Rio Preto. Foram os autuados os postos: Kajubi de Indiaporã Ltda. e José Carlos Chiquinelli e Cia. Ltda., em Indiaporã. Os erros no fornecimento de combustível contra o consumidor foram, respectivamente, de -160 ml no primeiro posto e -140 ml no segundo, ambos medidos na vazão máxima.

Araçatuba

As equipes da fiscalização do Ipem-SP em Araçatuba fiscalizaram seis postos em Jales e Birigui. O posto Nota 10 Ltda., localizado na Avenida Euclides Miragaia, nº. 1.837, foi autuado por erros no fornecimento do combustível em duas bombas. Os erros foram respectivamente de: -140 ml na vazão máxima e -120 ml na vazão mínima.

Presidente Prudente

Em Presidente Prudente, as equipes da regional fiscalizaram oito postos nas cidades de Presidente Venceslau e Adamantina. Foi autuado o Autoposto Marcio A. Sposito Trasportes Ltda, localizado na Av. Marechal Castelo Branco, nº. 420, em Adamantina. Erro contra o consumidor de -140 ml a cada 20 litros.

Bauru

Em Bauru, as equipes da regional fiscalizaram quatro postos em Pederneiras e Barra Bonita. Dois postos foram autuados em Pederneiras: M. H. Silva Pereira e Silva & Matano Ltda. No primeiro, localizado na Av. Tiradentes, S-76, a causa da autuação foi o rompimento do lacre eliminador de ar e gases. No segundo, localizado na Av. Tiradentes, S-320, o erro era de -140 ml nas vazões máxima e mínima em uma das bombas do posto.

Sorocaba

Em Sorocaba, as equipes da regional fiscalizaram cinco postos nas cidades de Itapetininga e Sorocaba. Dois postos foram autuados em Soracaba. Autoposto Avenida Ltda. e Nandinho Comércio de Combustíveis e Lubrificantes Ltda. No primeiro, localizado na Av. Dr. Armando Pannunzio, nº. 1000, o erro era de -140 ml nas vazões máxima e mínima a cada 20 litros. No segundo, na Av. Dr. Armando Pannunzio, nº. 412, a razão das autuações foram por ausência de lacre no eliminador de ar e gases e no eixo transmissor das bombas.

Não foram encontradas irregularidades nos postos fiscalizados pelas regionais do Ipem em Santos, Santo André, São José dos Campos, São Carlos, Araraquara, Marília e Campinas.

Em caso de dúvidas, reclamações ou denúncias, o consumidor pode recorrer ao serviço da ouvidoria do Ipem pelo telefone 0800 0130522 de segunda a sexta, das 8h às 17h, ou enviar e-mail para: ouvidor-ipem@ipem.sp.gov.br.

Do Ipem-SP

(I.P.)