Ipem-SP: Fiscais autuam postos de combustíveis em Bauru e Sorocaba

Operação "De Olho na Bomba" fiscalizou desta vez 88 bombas de combustíveis

qua, 10/05/2006 - 20h02 | Do Portal do Governo

Mais 24 postos de combustíveis foram vistoriados pelos fiscais do Instituto de Pesos e Medidas (Ipem-SP), órgão vinculado à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania do Estado de São Paulo. Ação faz parte da operação De Olho na Bomba, referente ao período de 26 de abril a 5 de maio.

Em Bauru, os fiscais do Ipem-SP encontraram irregularidades em cinco das 41 bombas inspecionadas. Uma das oito bombas do Posto Prandini Ltda., na Avenida Cel. Albino Alves Garcia apresentava erro superior ao tolerado, de 120ml de combustível a cada 20 litros abastecidos, contra o consumidor.

Na rua prefeito. José N. de Abreu, o Auto Posto Esmeralda de Agudos Ltda. apresentou o mesmo problema, com maior gravidade em uma de suas oito bombas: menos 220ml a cada 20 litros. Ambos os postos foram devidamente notificados e autuados. As bombas foram interditadas para reparos.

A operação fiscalizou também 47 bombas em Sorocaba. Na Rua Paschoal Leite Paes, o Cabrera Auto Posto Ltda. foi autuado por ter uma de suas 18 bombas, apresentando má conservação da mangueira.

Presidente Prudente, Marília e Santos: os 82 equipamentos verificados pela fiscalização não apresentaram irregularidades metrológicas.

Em São Paulo, capital, 27 bombas foram vistoriadas nas regiões de Sapopemba, Campo Belo, Ipiranga e apenas três foram reprovadas por problemas na conservação, sem causar danos ao consumidor. A empresa foi notificada a fazer os devidos reparos. Em Carapicuíba, as 14 bombas fiscalizadas também estavam dentro das normas metrológicas vigentes.

Apesar do índice de irregularidades em bombas de combustíveis ser baixo, menos de 3%, as ações fiscalizatórias do Ipem-SP são permanentes e rigorosas para garantir os direitos do consumidor.

A operação “De Olho na Bomba” é uma força-tarefa composta pelo Ipem-sp, Procon, Secretaria da Fazenda e Polícia Civil. Cada um desses participantes desempenha uma função específica entre as tarefas.

Dúvidas, sugestões ou reclamações sobre esse ou outros assuntos da competência do Ipem-sp podem ser feitas pelo: 0800 – 013.05.22, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. A ligação é gratuita de qualquer um dos 645 municípios do Estado.

Outra forma de contato é pelo: www.ipem.sp.gov.br ou ainda no ouvidor-ipem@ipem.sp.gov.br.