Ipem/SP faz verificação anual de taxímetros em Guarulhos

Será entre os dias 2 a 30 de março, de terça a sexta-feira, das 9h às 14h30

qui, 26/02/2009 - 14h44 | Do Portal do Governo

A partir da próxima semana, entre os dias 2 a 30 de março, de terça a sexta-feira, das 9h às 14h30, o Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem-SP), órgão vinculado à Secretaria da Justiça e Defesa da Cidadania, fará a verificação anual obrigatória nos taxímetros da frota de táxis de Guarulhos. No mês de abril serão verificados os taxímetros de Arujá e Itaquaquecetuba.

O local da aferição no município de Guarulhos será na pista de verificação de taxímetros utilizada pelo Ipem na Alameda das Azaléias, s/n – portão dos fundos do Cecap de Guarulhos. Em Arujá a verificação ocorre nos dias 7 e 8 de abril, das 9h às 14h, na Rua Rogério de Andrade Santos, altura do nº. 147. O prazo para a verificação dos taxímetros do município de Itaquaquecetuba é de 14 a 16 de abril, das 9h às 14h, na Rua Primeiro de Maio, altura do nº 154.

É necessário levar o certificado da última verificação, o documento de propriedade do veículo e o alvará expedido pela Prefeitura, que autoriza o motorista a exercer a função. Os motoristas faltosos serão autuados pelo Ipem-SP e têm dez dias para apresentação de defesa.

A imprensa interessada em acompanhar o serviço pode contatar o chefe da regional do Ipem-SP em Guarulhos, Antonio Carlos Dias, por meio do número de telefone (11) 2412 0550 e (11) 2488 8744 ou comparecer diretamente aos locais mencionados.

A verificação visa garantir o funcionamento do taxímetro conforme as normas e padrões do Inmetro. Após a inspeção visual, os fiscais percorrem 1 km com o veículo, nas bandeiras 1 e 2, e comparam a quilometragem rodada com o valor em reais registrado para determinar se o instrumento marca corretamente.

Taxímetros verificados recebem o lacre amarelo do Inmetro e o selo de verificação válido até 2010, colocado no dispositivo luminoso do instrumento, na parte interna do veículo no lado do passageiro.

Em caso de dúvidas, reclamações e denúncias, o consumidor o telefone da ouvidoria do Ipem é: 0800-0130522, de segunda a sexta, das 8h às 17h. E-mail: ouvidor-ipem@ipem.sp.gov.br.

No site www.ipem.sp.gov.br, além de informações sobre toda a legislação metrológica e da qualidade vigentes no país, estatísticas de fiscalização, orientações ao cidadão e empresários, o interessado pode levantar detalhes das ações diárias do instituto.

Do Ipem-SP