Ipem-SP faz verificação anual de taxímetros em Araçatuba

Inspeção, de 22 a 25 de abril, é obrigatória e visa garantir o funcionamento correto do taxímetro

dom, 20/04/2008 - 13h14 | Do Portal do Governo

O  Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem-SP), órgão vinculado à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, verifica de 22 a 25 de abril, das 9h às 12h, em frente ao aeroporto Dario Guarita, na Rodovia  Olegário Ferraz, s/n, os taxímetros da frota de 130 veículos de Araçatuba.

A inspeção é obrigatória e visa garantir o funcionamento do taxímetro conforme normas e padrões do Inmetro. O taxista deve levar o certificado da última verificação, o documento de propriedade do veículo, o alvará expedido pela Prefeitura (que autoriza o motorista a exercer a função) e o comprovante de residência, se não constar no alvará.

A verificação consiste em percorrer 1 km com o veículo, nas bandeiras 1 e 2, e comparar a quilometragem rodada com o valor em reais registrado para saber se o instrumento marca corretamente. Além disso, os fiscais fazem a inspeção visual. Os taxímetros aprovados recebem o selo de verificação e lacre, com validade até o próximo exercício de 2009.

A  imprensa interessada em acompanhar a verificação anual dos taxímetros, deve contatar o chefe da regional do Ipem-SP, José Carlos Palmieri, por meio do telefone: (18) 3623-6354 ou comparecer diretamente no local.

Para saber se o taxímetro já foi verificado, os usuários devem observar o lacre amarelo do Inmetro aposto no taxímetro e o selo de verificação até 2009.

Em caso de dúvidas, reclamações ou denúncias, o consumidor pode recorrer ao serviço da ouvidoria do Ipem pelo telefone 0800 0130522, de segunda a sexta, das 8h às 17h, ou enviar e-mail para ouvidor-ipem@ipem.sp.gov.br.

No site do Ipem (www.ipem.sp.gov.br), além de informações sobre toda a legislação metrológica e da qualidade vigentes   no país, estatísticas de fiscalização, orientações ao cidadão e empresários, o interessado pode levantar detalhes das ações diárias do instituto.

Do Ipem

(L.F.)