Ipem-SP entrega coletores eletrônicos para fiscais de Ribeirão Preto

Os kits farão a modernização do trabalho de verificação de instrumentos de medir

qui, 18/11/2010 - 14h00 | Do Portal do Governo

O Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem-SP) entregou sete kits de coletores eletrônicos de dados e impressoras nesta quarta-feira, 17, em Ribeirão Preto. Os aparelhos serão utilizados no trabalho dos fiscais da Delegacia de Ação Regional do Ipem-SP na cidade.

Os kits que as equipes de fiscalização vão receber farão modernizações no trabalho de verificação de instrumentos de medir, tais como balanças, bombas de combustível, esfigmomanômetro (medidor de pressão arterial), dentre outros que agentes do Ipem em Ribeirão Preto vistoriam nos 51 municípios que a regional abrange. Na ocasião, técnicos do instituto da capital fizeram o  treinamento dos fiscais da cidade para demonstrar a forma de utilização dos coletores e impressoras.

Fabiano Marques de Paula, superintendente do Ipem-SP, explica a função dos aparelhos: “Os coletores irão informatizar a fiscalização, que hoje é feita no papel. Isso porque além de o equipamento possuir um cadastro dos endereços que devem ser vistoriados, os fiscais podem anotar os resultados da inspeção e passar essas informações para o computador através da rede sem fio, que já está disponível no prédio do Ipem em Ribeirão Preto”.

O sistema dos coletores eletrônicos de dados é o Sistema de Gestão Integrada (SGI) Móvel, utilizado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro), que determinou que até o fim de 2010 todos os órgãos delegados do País trabalhem com esses equipamentos.

O Inmetro doou 115 kits para uso do Ipem-SP, autarquia vinculada à Secretaria da Justiça. De acordo com o superintendente, até o final deste mês, as equipes de todas as regionais do instituto no Estado irão contar com coletores eletrônicos e impressoras para o trabalho de fiscalização nas ruas.  

Em caso de dúvidas, reclamações ou denúncias, o consumidor pode recorrer ao serviço da Ouvidoria do Ipem pelo telefone 0800 0130522 de segunda a sexta, das 8h às 17h, ou enviar e-mail para: ouvidor-ipem@ipem.sp.gov.br.

No site www.ipem.sp.gov.br, além de informações sobre toda a legislação metrológica e da qualidade vigentes no país, estatísticas de fiscalização, orientações ao cidadão e empresários, o interessado pode levantar detalhes das ações diárias do instituto.

Do Ipem-SP