Ipem-SP encontra irregularidades em três lotes fiscalizados na Operação Verão

As empresas autuadas têm dez dias para apresentar sua defesa ao Instituto

qua, 02/02/2011 - 12h00 | Do Portal do Governo

O Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem-SP), autarquia vinculada à Secretaria da Justiça, reprovou três (3,26%) dos 92 lotes de itens mais consumidos nesta época do ano, examinados em laboratórios do órgão. As reprovações aconteceram durante a Operação Verão, realizada durante a segunda-feira, 31.

Os exames que detectaram quantidade menor do que a citada na embalagem em sorvetes, bronzeadores, repelentes, sucos, isotônicos, dentre outros, foram feitos simultaneamente em oito laboratórios do Ipem-SP nas cidades de Bauru, Campinas, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, São Carlos, São José dos Campos, São José do Rio Preto e São Paulo.

“Nosso papel é proteger o consumidor e a meta é zerar o índice de irregularidades. Como principal parceiro, o consumidor pode denunciar esses abusos diretamente à Ouvidoria do Ipem-SP”, explica o superintendente do instituto, Fabiano Marques de Paula.

Em 2010, a Operação Verão analisou 62 lotes de produtos e reprovou quatro (6,40%) deles por irregularidades. Confira aqui a lista dos produtos pré-medidos reprovados durante a fiscalização de 2011.

As empresas autuadas têm dez dias para apresentar defesa ao Ipem-SP, que, após esse prazo, define multa que varia de R$ 100 a R$ 50 mil, dobrando na reincidência. Se o comerciante não apresentar nota fiscal do produto, ele assume total responsabilidade sobre possíveis erros.

Em caso de dúvidas, reclamações ou denúncias, o consumidor pode recorrer ao serviço da Ouvidoria do Ipem pelo telefone 0800 0130522 de segunda a sexta, das 8h às 17h, ou enviar e-mail para: ouvidor-ipem@ipem.sp.gov.br.

No site www.ipem.sp.gov.br, além de informações sobre toda a legislação metrológica e da qualidade vigentes no país, estatísticas de fiscalização, orientações ao cidadão e empresários, o interessado pode levantar detalhes das ações diárias do instituto.

Do Ipem-SP