IPEM-SP encontra irregularidades em 35% dos produtos para festas juninas

Ao todo, foram avaliados 57 itens nos laboratórios do Instituto localizados na capital, em Bauru, Ribeirão Preto, São Carlos e São José do Rio Preto

ter, 14/06/2016 - 18h01 | Do Portal do Governo

Erros na pesagem de alimentos, bebidas e fogos de artifícios de pequena potência foram encontrados em 35% dos produtos analisados na Operação “Pulando a Fogueira” feita pelo IPEM-SP (Instituto de Pesos e Medidas de São Paulo) nesta última segunda-feira (13).

Veja como evitar acidentes com fogos de artifício nas festas juninas

Ao todo, foram avaliados 57 itens nos laboratórios do Instituto localizados na capital, em Bauru, Ribeirão Preto, São Carlos e São José do Rio Preto. Na capital, por exemplo, foram verificados dez itens, sendo que dois deles (20%) entregavam ao consumidor menos que o prometido. Já em Ribeirão Preto, 13 produtos foram avaliados, sendo sete com problemas.

“O objetivo foi verificar a fidelidade das indicações contidas nas embalagens de paçocas, pé-de-moleque, vinho, milho para pipoca, itens de decoração e até fogos de pequena potência (biriba, estalo, traque, fósforo de cor). Para que o consumidor não leve gato por lebre”, explicou o superintendente adjunto do IPEM-SP, Arlindo Afonso Alves.

As empresas autuadas pelo IPEM-SP têm dez dias para apresentar defesa ao órgão. No caso de produtos pré-medidos, as multas podem chegar a R$ 30 mil, dobrando na reincidência.

Outras cidades
Em São Carlos, dos dez produtos verificados, um (10%) apresentou erro. Enquanto em São José do Rio Preto, foram verificados 14 produtos, sendo que oito deles (57%) estavam irregulares.

Confira aqui a lista completa sobre as irregularidades encontradas pelo IPEM-SP.

Histórico
Em 2015, a mesma operação fiscalizou na Capital, dez itens, sendo que quatro deles (40%) entregavam ao consumidor menos que o prometido. O município de Bauru teve 11 produtos verificados, 3 (28%) apresentaram erros.

Em São Carlos, dos dez produtos avaliados, um (10%) apresentou erro. Em São José do Rio Preto, foram avaliados 11 produtos, sendo que sete deles (64%) estavam irregulares. Na cidade de Ribeirão Preto, dez produtos foram verificados, sendo cinco (50%) apresentaram erros.

Do Portal do Governo do Estado