IPEM-SP encontra erros em papéis e etiquetas na operação Gutenberg

72% apresentaram diferenças entre a quantidade real e a indicada na embalagem

sex, 25/11/2016 - 11h31 | Do Portal do Governo

O IPEM-SP (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo) realizou a Operação Gutenberg, que examinou produtos destinados à impressão gráfica como cartucho de tinta para impressora original e recondicionado, papéis diversos e etiquetas para impressão. A ação aconteceu na última segunda-feira (21) nos cinco laboratórios da autarquia, localizados na capital, Bauru, Ribeirão Preto, São Carlos e São José do Rio Preto.

Na capital não foram encontrados erros. Em Bauru, dos seis produtos verificados, dois, 33%, tiveram erros, sendo menor a quantidade de papeis sulfite do informado.

A equipe da regional de Ribeirão Preto analisou oito produtos no laboratório e identificou irregularidades em um 13%. Já em São Carlos foram examinados oito itens e um erro foi identificado, também 13%.

São José do Rio Preto verificou nove produtos e encontrou irregularidades em quatro, ou seja, em 45%, entre as incompatibilidades estão a quantidade de papeis e etiquetas.

Representantes das empresas fiscalizadas foram previamente convidados a presenciar a análise.

As empresas autuadas pelo IPEM-SP têm dez dias para apresentar defesa ao órgão, que define, então, as multas. De acordo com a lei federal 9.933/99, as multas podem chegar a R$ 1,5 milhão.

Veja as irregularidades aqui

Do Portal do Governo do Estado