Ipem-SP encontra 21,39% de erros em produtos natalinos

Exames ocorreram nos dias 3, 4 e 5 de dezembro, nos sete laboratórios do Ipem no Estado

dom, 09/12/2007 - 17h12 | Do Portal do Governo

O  Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem-SP), autarquia vinculada à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, verificou, em todo Estado, a quantidade nas embalagens de 173 lotes de panettones, vinhos, papel de presente, frutas secas e sobremesas, entre outros produtos pré-medidos consumidos nas festas de fim de ano.

Os exames ocorreram nos dias 3, 4 e 5 de dezembro, nos sete laboratórios do Ipem no Estado. Um total de 37 lotes (21,39%) desses produtos pré-medidos – isto é, que chegam às prateleiras das lojas e supermercados já embalados e com a indicação do peso do produto – estava com menos quantidade ou com menor medida do que o indicado ao consumidor.

São Paulo

A  maior  irregularidade  da  operação  foi  encontrada  pelas equipes do laboratório na Capital. Entre 63 produtos analisados, dez estavam irregulares. O campeão de falta na capital paulista e também de toda a operação, foi o panettone de marca própria acondicionado pela empresa Ultra Price Supermercados Ltda., de 100 gramas. Estava em média com 18,5 gramas a menos do que o indicado na embalagem (falta de 18,5%).

Outros produtos reprovados pelo laboratório da cidade de São Paulo por apresentarem erros percentuais significativos na maioria (ou em todas) as embalagens analisadas foram: fita decorativa “D´Grafia”, de 50 m x 16 mm, falta de 2,4 m no comprimento (-4,8%); biscoito amanteigado “Santa Edwiges”, pacote de 300 g, falta de 3,1 g (-1,03%) e guardanapo de papel “Home  Fashion”, de 33 x 33 cm, falta de 0,3 (-091%) e 0,2 cm (-0,61%), respectivamente no comprimento e largura.

São José do Rio Preto

Em  São  José  do  Rio Preto, foram reprovados metade (ou dez) dos quatro tipos de bebidas vinhos, refrigerante e espumante, quatro tipos de panettones, cinco de guardanapos e enfeites, seis de frutas secas ou cristalizadas, num total de 20 analisados por esse laboratório.

O produto com maior erro foi o damasco seco extra, de 500 g, da marca Elmas, acondicionado pela Cia. Brasileira de Distribuição, que apresentava em média 41,6 g a menos do que o declarado (falta de -8,32%).

Esta foi a segunda maior irregularidade em todo Estado.Em  seguida, ocupando a terceira posição no ranking de irregularidades da operação “Dezembro” do Ipem, ainda em São José do Rio Preto, ficaram as embalagens de papel laminado ouro, “cabelo de anjo”, da marca Natália Christmas,  acondicionado pela Embraex Trading Importação, Exportação Ltda., de 10 g, que estavam em média 0,8 g abaixo do declarado (-8%).

Também  foram  reprovados  por esse laboratório regional as embalagens de ameixa seca tenra e ameixa seca sem caroço, ambas da marca “La Violetera”, de 100 g, por estarem respectivamente com 4 e 3,7 g (-4% e -3,7%) abaixo do indicado.

Bauru

No laboratório de Bauru a maior irregularidade também foi no damasco seco da  marca  Elmas, da Cia. Brasileira de Distribuição: faltava 20,2 g em média nas embalagens de 500g    (-4,04%).  Foram  reprovados também o panettone  de  chocolate de 500 g da marca Pão de Açúcar, acondicionado pela Sé Supermercado Ltda.,  com 12,2 g (-2,44%) a menos em média; e o panettone de frutas “Nosso Panetone”, de 500g, com 8,3 g a menos (-1,66%).

São José dos Campos

Em São José dos Campos, a maior irregularidade foi encontrada nas embalagens de enfeite natalino colar metalizado, da marca Natália Christmas, de 2,7 m, acondicionado pela Empresa Brasileira Distribuidora Ltda.,  faltavam  em  média  5,5  cm (-2,04%). Também foi reprovada a uva passa clara sem semente “selo de ouro”, de 250 g, acondicionada pela empresa Carrefour Comércio  e  Indústria Ltda. Faltava em média 3,2 g (-1,28%).

Presidente Prudente

O laboratório de Presidente Prudente verificou 18 produtos e reprovou apenas três por erros na média das embalagens analisadas: ameixa seca tenra com caroço, da marca “La Violetera”, de 100 g, acondicionada pela Importadora  de Frutas La Violetera Ltda., falta de 3,1 g (-1,55%); papel de  presente  “Cristina”, da Gráfica Cristina Ltda., de 96 x 66 cm, falta de  0,52  e 1,4 cm (-052% e -2,12%); Uva passa clara sem semente “selo de ouro”, de 250 g, acondicionada por Carrefour Comércio e Indústria Ltda. Faltava em média 1,8 g (-0,72%).

Campinas e Ribeirão Preto

Os laboratórios de Campinas e Ribeirão Preto examinaram no total 35 lotes de produtos e encontraram apenas somados três erros em relação à quantidade declarada em embalagens individuais. Infração considerada menos grave, pois não chega a comprometer a média examinada dos produtos, em prejuízo do consumidor.

Saiba mais

Tanto no critério individual, quanto no caso da reprovação por erro percentual, as empresas irregulares são autuadas e devem retirar os lotes defeituosos de circulação. Há um prazo dez dias para apresentação de defesa  junto  à superintendência do instituto. Após esse período, há uma análise jurídica e administrativa para aplicação de penalidade administrativa, que varia de R$ 100,00 ao pagamento de multas de até R$ 50 mil, dobrando na reincidência.

Dúvidas, sugestões ou reclamações sobre este e outros assuntos do Ipem-SP podem ser feitas pelo telefone da ouvidoria: 0800 – 0130522, de segunda a sexta, das 8h às 17h, ou via e-mail ouvidor-ipem@ipem.sp.gov.br

No  site  www.ipem.sp.gov.br, além de informações sobre toda a legislação metrológica e da qualidade vigentes no país, estatísticas de fiscalização, orientações  ao  cidadão e empresários, o interessado pode levantar detalhes das ações diárias do instituto.

Do Ipem

(C.M.)