IPEM-SP e Procon orientam população no Dia do Consumidor

Equipes vão esclarecer dúvidas e entregar as cartilhas educativas, das 9h às 17h, no Largo da Batata; objetivo é combater fraudes no Estado

ter, 14/03/2017 - 19h01 | Do Portal do Governo

Para comemorar o Dia do Consumidor, nesta quarta-feira (15) o IPEM-SP (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo) e a Fundação Procon-SP vão promover uma ação de orientação à população no Largo da Batata, Zona Oeste da capital paulista. Equipes vão esclarecer dúvidas e entregar as cartilhas educativas do Instituto das 9h às 17h.

As cartilhas contribuem para esclarecer o consumidor sobre como evitar fraudes e irregularidades durante as compras e traz informações sobre a melhor forma de utilizar os produtos e serviços.

Dentre eles, verificar se há selo do Inmetro em brinquedos e eletrodomésticos, se o peso do prato de comida está correto em restaurantes ou ao comprar alimentos previamente pesados no supermercado, ficar de olho do taxímetro, na hora do abastecimento do veículo, entre outras situações do cotidiano.

Quem quiser a cartilha pode realizar o download do material no site do IPEM-SP. Os consumidores que desconfiarem ou encontrarem irregularidades podem falar com a Ouvidoria, pelo telefone 0800 013 05 22, de segunda a sexta, das 8h às 17h, ou enviar e-mail para: ouvidoria@ipem.sp.gov.br.