Ipem-SP: Doação beneficia 162 entidades assistenciais

São produtos coletados no comércio para fiscalização e não retirados pelas empresas fabricantes

sex, 07/07/2006 - 17h49 | Do Portal do Governo

São milhares de produtos coletados diariamente pelo Ipem-SP no comércio para a fiscalização quantitativa. Após a verificação os itens analisados podem ser retirados pela empresa fabricante ou responsável, no prazo de 24 horas. Após esse período, ficam automaticamente reservados para doações feitas às instituições assistenciais.

Ano passado o Ipem-sp doou 204.183 unidades, 32.503 kg, 45.418 litros e 227.919 metros de produtos, que vão desde alimentos não perecíveis à higiene e limpeza.

Este trabalho de fiscalização visa coibir a venda de mercadorias pré-medidas fora das especificações obrigatórias por lei, além da verificação do peso e quantidade, garantindo uma relação de consumo mais segura.

O procedimento das fiscalizações começa com a coleta de amostras desses produtos (dos mais variados e de todas as marcas) para a análise em laboratório. A quantidade de amostras é determinada pelos critérios estabelecidos pelo Inmetro, o Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial.

Doações

Para receber as doações, as entidades devem estar devidamente cadastradas junto ao Ipem-SP, que por meio dos sete laboratórios localizados na capital e interior, consegue fazer as doações para entidades em todo o Estado.

Neste ano, até maio, o Instituto já doou 194.238 unidades, 13.352 kg, 5.915 litros e 34.599 metros de produtos pré-medidos distribuídos entre as 162 entidades regularmente cadastradas, como a Apae, Instituto André Luiz, entre outras, além dos Fundos de Solidariedade de grande parte dos municípios do Estado.

As solicitações de cadastramento são rigorosamente verificadas pelos documentos enviados pelas instituições, além de visitas, para garantir a veracidade das informações. A cada dois anos, toda instituição passa por um recadastramento obrigatório para a reavaliação das condições de trabalho das mesmas.

Dúvidas, sugestões ou reclamações sobre esse ou outros assuntos da competência do Ipem-SP podem ser feitas pelo: 0800 – 013.05.22, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. A ligação é gratuito de qualquer um dos 645 municípios do Estado. Outra forma de contato é pelo: www.ipem.sp.gov.br ou ainda no: ouvidor-ipem@ipem.sp.gov.br.

No site do Instituto, o interessado tem acesso a toda legislação da metrologia legal e de qualidade vigente no país, às fiscalizações dos departamentos, aos resumos das operações periódicas e especiais, dicas ao consumidor e empresário sobre produtos e serviços, além de ser possível navegar pelo acervo virtual do Instituto.

  Do Ipem-SP