Ipem-SP distribui Cartilha de Orientações em Feira de Brinquedos

Confira dicas e cuidados na compra destes itens para as crianças

ter, 06/04/2010 - 20h00 | Do Portal do Governo

O Instituto de Pesos e Medidas (Ipem-SP) distribui na Feira de Brinquedos – Abrin 2010 até esta sexta, 9, a Cartilha de Orientações ao Consumidor no estande do Inmetro, que terá um técnico à disposição do público para tirar dúvidas sobre a fiscalização de brinquedos.

O superintendente do Ipem-SP, Fabiano Marques de Paula, explica que brinquedos fazem parte de uma lista de produtos que só podem ser comercializados se ostentarem o selo do Inmetro. “A certificação é compulsória e o consumidor deve ficar atento. Se o brinquedo não é certificado significa que não passou por testes e não garante segurança ao usuário, ou seja, representa riscos para a criança”.

Dicas com brinquedos

– Observe na embalagem a indicação da faixa etária. Alguns brinquedos não são recomendados para crianças pequenas por conterem peças cortantes, pontiagudas, tóxicas ou que possam ser engolidas.

– As instruções de uso e a recomendação da faixa etária devem estar em português, mesmo para os brinquedos importados.

– Você fica sabendo se o produto é certificado pela presença do “Símbolo  de  Identificação  do  Sistema  Brasileiro de Certificação” colocado no produto ou na sua embalagem, que poderá estar acompanhado do  nome  ou  marca  do  Organismo  de  Certificação de Produto (OCP) credenciado pelo Inmetro.

– Em caso de dúvidas, reclamações ou denúncias, o consumidor pode recorrer ao serviço da Ouvidoria do Ipem pelo telefone 0800 0130522 de segunda a sexta, das 8h às 17h, ou enviar e-mail para: ouvidor-ipem@ipem.sp.gov.br

– No site www.ipem.sp.gov.br, além de informações sobre toda a legislação metrológica e da qualidade vigentes no país, estatísticas de fiscalização, orientações ao cidadão e empresários, o interessado pode  levantar detalhes das ações diárias do instituto.

Do Ipem-SP