Ipem-SP descobre fraude em caminhão-tanque em Paulínia

Apreensão aconteceu nesta segunda, 11, no interior do Estado

ter, 12/06/2007 - 14h42 | Do Portal do Governo

O veículo, flagrado em inspeção anual no posto de verificação do Ipem-SP em Paulínia, dispunha de dois compartimentos de retenção de combustível. Em cada entrega, o caminhão deixava de fornecer aos postos de abastecimento 579 litros.

Um caminhão que fraudava o transporte de combustível foi apreendido nessa segunda-feira, 11 de junho, em Paulínia, pela equipe do posto de verificação e inspeção de caminhão-tanque do Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem-SP), órgão vinculado à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania.

O veículo, com capacidade para transportar 10 mil litros, dispunha no interior dos dois tanques, de dois compartimentos de retenção do combustível. Em cada entrega que fazia o caminhão deixava de fornecer aos postos de abastecimento 579 litros.

Segundo Josias Barbosa, assistente técnico responsável pelo posto de verificação de Paulínia, há 17 anos no Ipem-SP, o sistema de acionamento da fraude, muito bem camuflado, e o fato da descoberta ter ocorrido em um posto do Ipem-SP, surpreendeu os técnicos da instituição. Esse tipo de artimanha na maioria das vezes é flagrada apenas em fiscalizações rodoviárias.

O motorista, no entanto, havia ido voluntariamente fazer a inspeção anual para renovação do certificado de verificação volumétrica (documento que informa o volume nominal do produto que pode ser transportado). Normalmente esse tipo de inspeção é previamente agendado e o caminhão deve chegar ao posto com o tanque vazio e descontaminado de modo a permitir a entrada dos técnicos para a verificação.

Os técnicos do Ipem-SP lavraram um auto de infração, apreenderam o certificado de verificação volumétrica e o Certificado de Inspeção para o Transporte de Produtos Perigosos (CIPP), sem os quais o veículo fica impedido de trabalhar até nova inspeção. Foi acionada a Polícia Militar que apreendeu o veículo e o encaminhou a uma delegacia de polícia da cidade de Paulínia. O condutor do veículo fugiu quando notou a presença da PM.

O proprietário do veículo, um caminhão Ford ano 2002, placa de Osasco (MCF 5097), é Diogo Ferreira Silva. De acordo com representantes da BR Distribuidora, o motorista e o veículo serão descredenciados e não vão mais prestar serviços para a empresa.

Diariamente o posto de verificação de Paulínia realiza pelo menos doze inspeções volumétricas em caminhões-tanque, a maioria proveniente do pólo petroquímico de Paulínia. No ano passado, cada um dos quatro postos do Ipem-SP, em Bauru, Paulínia, São José do Rio Preto e Guarulhos, realizou cerca de seis mil verificações.

Dúvidas, sugestões ou reclamações sobre este e outros assuntos do Ipem-SP podem ser feitas pelo telefone da ouvidoria: 0800 – 0130522, de segunda a sexta, das 8h às 17h, ou por meio do e-mail ouvidor-ipem@ipem.sp.gov.br

No site www.ipem.sp.gov.br, além de informações sobre toda a legislação metrológica e da qualidade vigentes no país, estatísticas de fiscalização, orientações ao cidadão e empresários, o interessado pode levantar detalhes das ações diárias do instituto.

Do Ipem-SP