Ipem-SP comemora 53 anos de atividades em defesa do consumidor

Instituto tem como objetivo resguardar os clientes e a justa concorrência àqueles que comercializam dentro das regras

sex, 24/04/2020 - 17h26 | Do Portal do Governo

Nesta sexta-feira (24), o Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem-SP), autarquia do Governo do Estado, vinculada à Secretaria da Justiça e Cidadania, e órgão delegado do Inmetro, que tem como objetivo defender o consumidor e a justa concorrência àqueles que comercializam dentro das regras, celebra 53 anos de existência.

“São 53 anos de um trabalho sério e comprometido, com a participação de servidores e colaboradores dedicados, que caminha lado a lado com áreas essenciais para o governo, como a educação, saúde e segurança”, destaca o superintendente do Ipem-SP, Ricardo Gambaroni.

“O Ipem-SP desempenha atividades de extrema importância, com reflexos diretos na proteção dos direitos do consumidor e na garantia de justa concorrência, contribuindo com a economia e o desenvolvimento do Estado e do País. Acredito que essa crise momentânea que passa nosso Brasil possa nos fortalecer na união e amor ao próximo e que saiamos fortalecidos nos nossos ideais de servir à sociedade, na busca do bem”, completa o gestor.

Operações

O Ipem-SP possui uma equipe de fiscalização formada por especialistas e técnicos. Realiza diariamente, em todo o Estado de São Paulo, operações de fiscalizações rotineiras em balanças, bombas de combustíveis, medidores de pressão arterial, taxímetros, radares, capacetes de motociclistas, preservativos, cadeiras de carro para crianças, peças de roupa, cama, mesa e banho, botijões de gás, entre outros materiais.

Também é papel do Instituto proteger o consumidor para que seja levada para casa a quantidade exata de produto pela qual se pagou.

Histórico

Em fevereiro de 1967, o Governo Federal resolveu delinear a política metrológica para todo o País e regulamentou as atribuições do então Instituto Nacional de Pesos e Medidas (INPM), por meio do Decreto-Lei nº 240 daquele ano. Uma das diretrizes dessa política era a criação dos órgãos estaduais delegados do INPM.

Na esteira dessa política, foi criado, pelo Decreto Estadual nº 47.927, de 24 de abril de 1967, no mandato do então Governador Roberto Costa de Abreu Sodré, o Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem-SP), ainda vinculado à Secretaria do Trabalho, Indústria e Comércio, com a finalidade de executar, nos termos da delegação do INPM, os serviços técnico-administrativos de pesos e medidas.

Em 1973, com a criação do Inmetro, o Instituto recebeu a delegação de autarquia para realizar as atividades de controle metrológico no Estado.