Ipem-SP: Certificação será grande novidade no mercado nacional de cachaça

Certificação do produto cachaça agrega segurança, maior competitividade, diferenciação e qualidade

qua, 31/05/2006 - 18h33 | Do Portal do Governo

Nos próximos dias 1º a 4 de junho, o Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem-SP), órgão vinculado à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania estará presente em Belo Horizonte, na 9ª Expocachaça, um dos maiores eventos do setor de bebidas – destaque no calendário nacional do agronegócio.

A expectativa para apresentação do Ocipem, que é o Organismo de Certificação de Produtos do Ipem-SP, lançado oficialmente em 24 de abril deste ano, é grande e surge como boa novidade na Feira e Festival Internacional da Cachaça.

Em conjunto com o Inmetro, Ipem-MG e Ipem-BA, o trabalho desenvolvido na feira será voltado para a conscientização e importância da certificação da cachaça, como garantia de atendimento aos requisitos de saúde e segurança da sociedade.

Os mais de 150 mil visitantes e 300 produtores em todo o Brasil terão a oportunidade de conferir os passos necessários para a certificação voluntária desse produto, que representa o nosso país junto ao setor, além da importância do procedimento na conquista de uma imagem mais sólida e diferenciada da cachaça.

Vale lembrar que, de acordo com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, as exportações nacionais de aguardente vêm crescendo, e atualmente cerca de 140 empresas nacionais possuem perfil de exportador.

Entretanto, para exportar, é fundamental oferecer um produto de qualidade, pois o mercado internacional é muito mais exigente. As empresas começaram a investir fortemente nos controles de qualidade e marketing, com a finalidade de sepultar de vez o preconceito que ameaçava a bebida. Com isso, os rótulos e as próprias garrafas ganharam mais sofisticação e detalhes que surtiram efeito na estratégia de internacionalização do produto.

A certificação voluntária vem para agregar valores reais ao produto cachaça. É por meio da certificação que a empresa poderá atestar que o produto está em conformidade com as normas técnicas exigidas pela Portaria Inmetro 126 de 24/06/2005.

O Ocipem é um Organismo Certificador de Produtos acreditado pelo Inmetro, o que significa que também passou por auditorias do próprio instituto, onde foi verificada a capacidade que a instituição possui para fazer esse trabalho, atendendo a todos os procedimentos e exigências necessárias para garantir às empresas a qualidade no processo de certificação voluntária.

O Ocipem é a segunda empresa de iniciativa pública a certificar produtos no Brasil e carrega a credibilidade e segurança que o Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo construiu junto aos consumidores e empresas em 39 anos de trabalho no setor de metrologia legal e qualidade industrial.

Sobre a certificação

É um processo feito em parceria com as empresas e que oferece uma garantia da conformidade do produto com relação a fatores e parâmetros da qualidade previamente definidos, permitindo evidenciá-los aos consumidores e ao mercado.

A certificação do produto não é só uma garantia de conformidade sistematicamente verificada e comprovada do produto. É uma demonstração formal ao mercado do compromisso que a organização assume com relação às necessidades e expectativas de seus clientes. É uma garantia de segurança e um enorme fator de diferenciação do produto e da sua qualidade perante o mercado e a concorrência.

A certificação é a comprovação imparcial realizada pelo Ipem-SP/Ocipem e que atesta que o produto está conforme as exigências de normas oficiais e especificações técnicas definidas para o mesmo.

Vantagens e benefícios da certificação

•Demonstra nítida diferenciação frente aos produtos concorrentes

•Oferece ao consumidor uma maior confiança no produto

•Melhora consideravelmente a vantagem competitiva

•Facilita a venda do produto e a introdução em mercados novos

•Fortalece o mercado atual

•Protege o produto da concorrência desleal

•Estabelece um reconhecimento público do produto e das qualidades

•Impõe uma imagem forte da organização em termos de autoconfiança no próprio produto

•Fortalece acordos de vendas para mercados externos

•Providencia uma evidência legal e certificada da qualidade do produto

Para os consumidores:

Permite uma seleção mais qualitativa do produto

Auxilia na comparação do produto e na decisão de compra

Aumenta o nível de confiança no produto e da organização produtora

Para o governo e o país:

Fortalece o mercado interno e a capacitação nacional para exportar

Do Ipem-SP