IPEM-SP avalia balanças utilizadas em feiras livres

Equipamentos passarão por testes de erros de medição, de acordo com a determinação do Inmetro; serviço vai até 18 de dezembro

sex, 04/12/2015 - 14h28 | Do Portal do Governo

O IPEM-SP (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo) irá verificar as balanças utilizadas nas feiras livres de capital paulista pelos vendedores ambulantes e permissionários de varejo. O serviço será feito até 18 de dezembro.

Os equipamentos passarão por testes de erros de medição, de acordo com a determinação do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia). Também serão examinadas características gerais, como legibilidade dos indicadores, estado geral de conservação, marcas de verificação e lacres.

Para ter acesso ao serviço, comerciantes devem entrar em contato com as delegacias de ação regional sul, leste, oeste e norte da capital. O atendimento será feito das 9h às 15h às segundas-feiras e das 13h às 16h de terças às sextas-feiras, exceto feriados.

Antes de levar a balança ao IPEM-SP, é necessário realizar o agendamento da data e horário. No dia determinado, deve-se levar a Guia de Recolhimento da União (GRU) quitada. O valor da taxa varia de acordo com o tipo de instrumento. Para emitir a guia e fazer o agendamento, basta entrar no site do IPEM-SP. 

Ao levar a balança ao instituto, o feirante deve certificar-se de que o aparelho está devidamente limpo. Além disso, será preciso apresentar CPF ou CNPJ, permissão de uso emitida pela Prefeitura do Município de São Paulo, comprovante de residência completo e comprovante de pagamento da taxa metrológica, a GRU.

Outras informações podem ser obtidas pessoalmente ou pelo telefone das Delegacias de Ação Regional do IPEM-SP: 

Delegacia de Ação Regional Sul
Rua Muriaé, 154, Alto do Ipiranga
Telefone (11) 3581-2332

Delegacia de Ação Regional Leste
Rua Secundino Domingues, 415/443, Vila Alpina
Telefone (11) 2024-1233

Delegacia de Ação Regional Oeste
Avenida Afrânio Peixoto, 188, Butantã
Telefone (11) 5062-7761

Delegacia de Ação Regional Norte
Rua da Lagoa, 331, Cumbica, em Guarulhos
Telefone (11) 2488-8744

Do Portal do Governo do Estado