IPEM-SP autua 20% dos supermercados em todo o Estado

Operação Pente Fino fiscalizou se o peso indicado na embalagem dos itens pré-medidos era correspondente ao peso real do produto

dom, 18/12/2016 - 20h43 | Do Portal do Governo

A Operação Pente Fino do IPEM-SP (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo) avaliou produtos em supermercados de pequeno, médio e grande porte em todo o Estado de São Paulo. As ações se intensificaram para fiscalizar se o peso indicado na embalagem de itens pré-medidos (ou seja, pesados sem a presença do consumidor) era correspondente ao peso real do produto.

Foram fiscalizados 759 produtos típicos das ceias de fim de ano, como peru, chester, tender, presunto, pernil, pescados e carnes em geral, além de cereais, pães, panetones e frutas in natura e secas. Dos quais 43 (6%) apresentaram peso inferior ao indicado na embalagem e 20% dos 187 estabelecimentos fiscalizados foram autuados, ou seja, 37.

Os estabelecimentos autuados têm 10 dias para apresentar a defesa ao órgão e, nesse caso, de produtos pré-medidos (embalados sem a presença do consumidor), as multas podem variar de R$ 640 a R$ 30 mil, dobrando na reincidência.

A operação fez parte de um conjunto de ações de intensificação das fiscalizações rotineiras do IPEM-SP, com o objetivo de identificar irregularidades em produtos e garantir que o consumidor não seja prejudicado nas compras de final do ano.

Veja toda a tabela com as irregularidades encontradas na capital e interior aqui.

Do Portal do Governo do Estado