Ipem-SP aprova 100% dos preservativos masculinos e autua 60 empresas do setor têxtil

99 produtos têxteis foram reprovados por erro ou falta de informações nas etiquetas

seg, 01/06/2009 - 15h00 | Do Portal do Governo

O Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem-SP), órgão da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, examinou 12.640 preservativos masculinos e 7.051 produtos têxteis na “Operação Dia dos Namorados”, realizada na quinta-feira, 28. Todas as marcas de camisinha foram aprovadas, mas 99 produtos têxteis foram reprovados por erro ou falta de informações nas etiquetas.
 
Têxteis
 
Os técnicos do Ipem-SP visitaram 158 lojas na capital paulista e nos municípios de Osasco, Itanhaém e Pariquera-Açu. Desse total, 60 estabelecimentos foram autuados. Eles examinaram se as etiquetas trazem informações obrigatórias, como dados do fabricante ou importador, CNPJ, país de origem, composição têxtil, cuidados com a conservação e indicação do tamanho.
 
O Ipem tem uma página www.ipem.sp.gov.br/4cs/consumo.asp?vpro=textil com dicas para o consumidor.
 
Preservativos
 
No caso dos preservativos, foram visitadas 24 empresas de comércio varejista e em nenhuma delas foram encontradas irrregularidades.
 
A embalagem deve ter 12 unidades (não pode ser fracionada), bula e outras informações que garantam a segurança do usuário. Também deve ter o selo do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro), com a marca do Organismo de Certificação de Produto (OCP). 
 
O consumidor pode encontrar dicas na hora de compra no site   http://www.ipem.sp.gov.br/4cs/consumo.asp?vpro=camisa

Do Ipem-SP