Ipem-SP apreende 353 botijões de gás por má conservação

Apreensão ocorreu em uma empresa localizada em Rio Bonito, subdistrito do bairro de Santo Amaro, na capital paulista

qua, 21/03/2007 - 19h41 | Do Portal do Governo

Apreensão ocorreu em uma empresa localizada em Rio Bonito, subdistrito do bairro de Santo Amaro, na capital paulista. Fiscais do Ipem-SP foram acionados em função de denúncia de uma consumidora por meio do telefone 0800 da ouvidoria.

Uma equipe formada por agente fiscal do Ipem-SP e chefe de divisão técnica do Departamento de Metrologia e Qualidade do instituto apreendeu nesta terça-feira, 20, 353 botijões de gás em péssimo estado de conservação.

A consumidora havia adquirido um botijão da empresa e constatado que o mesmo apresentava sinais de desgaste, amassado e enferrujado. Na sede da empresa a equipe do Ipem-SP verificou que diversos botijões estavam com alça de carregamento solta e a base de sustentação enferrujada. Além disso, a maioria não possuía a identificação do prazo de validade da requalificação.

Segundo o chefe de divisão técnica do Ipem-SP, engenheiro Jair Camporezzi, a média de vida útil de um botijão é de 30 anos. A requalificação ou reteste dos botijões é obrigatória e deve ser executada por uma empresa credenciada do Ipem-SP, de dez em dez anos.

São verificados itens que dizem respeito à segurança do consumidor, tais como a resistência do produto à pressão e também se este não tem nenhum amassado que possibilite vazamento.

A partir da constatação dessas irregularidades, o Ipem-SP irá autuar a envasadora do botijão de gás. Esta tem 15 dias para apresentar defesa junto à superintendência do instituto. Após esse período, haverá uma análise jurídica e administrativa para estipular uma penalidade administrativa cabível, que varia de uma advertência ao pagamento de multas de até R$ 50 mil, dobrando na reincidência.

Da Assessoria de Imprensa do Ipem-SP

(R.A.)