Ipem reprova geléia e macarrão importados

Onze lotes estavam com menos quantidade do que o indicado na embalagem

qua, 13/02/2008 - 12h43 | Do Portal do Governo

A operação “Águia” do Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem-SP), autarquia  vinculada  à  Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, verificou,   na  última  segunda-feira, 11  de  fevereiro,  a quantidade presente na embalagem de 67 lotes de mercadorias pré-medidas – isto  é, que chegam às prateleiras das lojas e supermercados já embaladas e com a indicação do peso do produto – de diversos países.

O laboratório da capital paulista concentrou as análises dos produtos de origem asiática e os demais produtos estrangeiros foram examinados nos outros seis laboratórios do Ipem no Estado. Um total de 11 lotes (ou 16,42%) estava com menos quantidade do que o indicado na embalagem. A maior irregularidade foi encontrada em São Paulo.

Os produtos asiáticos foram o que apresentaram os maiores índices de erro desta operação. Dos 29 lotes de produtos analisados na Capital, o item que apresentou maior falta foi o macarrão da marca Nong Shim, distribuído pela  Mercearia  O & G Ltda. Faltavam em média 53,3g (-19,31%) na embalagem de 276 g. Também na Capital, nas amostras analisadas da geléia de iogurte, da marca Jojomo, distribuída pela empresa Sogobras Importação e Exportação Ltda., faltavam em média 65 g (-5%) na embalagem de 1,3 kg.

Macarrão e massa são reprovados no interior

No  interior  do  Estado, os campeões de reprovação foram macarrão e as massas prontas. No laboratório de Presidente  Prudente, os  fiscais detectaram a falta de em média 4,5 g (-1,8%) nas embalagens analisadas da massa alimentícia tipo  tortellini ao funghi, da  marca Ciccarese, distribuída pela La Pastina S/A Importação e Exportação Ltda., de 250 g.

Outro erro foi verificado pelo laboratório de Bauru em outra massa alimentícia, da mesma marca, distribuída também pela La Pastina. Faltavam em média 2,5 g (-1%) nas embalagens de 250 g do produto tipo tortelini ao proscicetto.  Ainda  no  laboratório de Bauru foi detectada a falta 4,7 g (-0,94%)  nas amostras de 500 g do macarrão de sêmola farfalle nº. 93, da marca De Cecco, distribuída pela Cia. Brasileira de Distribuição.

Por  último,  os fiscais de São José dos Campos encontraram a falta de em média 3,9 ml (-0,78%)  na  embalagem  de  500  ml do azeite português Portucale, distribuído pela Porto Mar Comércio de Gêneros Alimentícios Ltda.

Nos  laboratórios de Campinas e São José do Rio Preto foram analisados 12 lotes de produtos importados e não  foram encontradas diferenças significativas que  comprometessem a média dos itens analisados. Houve 100%  de aprovação nos sete lotes de produtos analisados em Ribeirão Preto.

Saiba mais

As distribuidoras dos produtos irregulares foram autuadas e devem retirar os  lotes  defeituosos de  circulação.  Há  um  prazo  de  dez dias para apresentação  de  defesa junto à superintendência do instituto. Após esse período,  há  uma  análise  jurídica  e  administrativa para aplicação de penalidade  administrativa, que varia de R$ 100,00 ao pagamento de multas de até R$ 50 mil, dobrando na reincidência.

Dúvidas, sugestões ou reclamações sobre este e outros assuntos do Ipem-SP podem ser feitas pelo telefone da ouvidoria: 0800 – 0130522, de segunda a sexta, das 8h às 17h, ou via e-mail ouvidor-ipem@ipem.sp.gov.br .

No site  www.ipem.sp.gov.br, além de informações sobre toda a legislação metrológica   e   da   qualidade   vigentes   no  país,  estatísticas  de fiscalização,  orientações  ao  cidadão e empresários, o interessado pode levantar detalhes das ações diárias do instituto.

Do Ipem-SP

(L.F.)