Ipem reprova 7,33% das bicicletas infantis na Operação Pedalzinho

Foram fiscalizados 33 estabelecimentos comerciais da Grande São Paulo e Interior

sex, 18/09/2009 - 10h00 | Do Portal do Governo

O Instituto de Pesos e Medidas (Ipem), autarquia vinculada à Secretaria da Justiça, reprovou 70 bicicletas infantis, das 955 fiscalizadas durante a Operação Pedalzinho, realizada na quinta-feira, 17. 

Segundo o superintendente do instituto, Fabiano Marques de Paula, outras operações serão realizadas para tentar reduzir ou até eliminar de vez os erros no setor. “A bicicleta infantil é um dos presentes mais pedidos no Dia das Crianças e oferecido pelo mercado em abundância. Por isso, devemos reforçar  a vigilância para que o consumidor encontre produtos de qualidade que garantam a segurança ao pequeno usuário”. 

Os agentes fiscais visitaram 33 estabelecimentos comerciais de São Paulo, Guarulhos, Santo André, Bauru, Bofete, Limeira, Ibitinga e Taubaté. Desse total, 13 foram autuados, por comercializarem a bicicleta infantil sem o selo do Instituto de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) ou sem  a frase de advertência obrigatória: Atenção! Não utilizar na via pública sem a supervisão de um adulto”. O produto deve seguir as normas do programa de avaliação de conformidade do Inmetro, conforme portaria 38/2005 (http://www.inmetro.gov.br/legislacao/rtac/pdf/RTAC000934.pdf).

Do Ipem