Ipem reprova 15% de produtos na Operação Natal Legal

Produtos foram coletados em pontos de venda, lojas especializadas e fabricantes

qui, 03/12/2009 - 17h00 | Do Portal do Governo

Os técnicos do Instituto de Pesos e Medidas (Ipem), autarquia vinculada à Secretaria da Justiça e Defesa da Cidadania, detectaram irregularidades em 11 lotes com produtos utilizados nas festas natalinas (15,49%) dos 71 examinados nos laboratórios do órgão.

A Operação Natal Legal começou na quarta-feira, 2, e vai até sexta-feira, 4. Serão examinados produtos panetones, frutas de época, espumantes, vinhos, enfeites natalinos, papel de presente e fitas decorativas, entre outros nas cidades de Bauru, Campinas, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, São José dos Campos e São José do Rio Preto. Os produtos foram coletados em pontos de venda de todos os portes, lojas especializadas e fabricantes.

O superintendente do Ipem-SP, Fabiano Marques de Paula, afirma que em dezembro, os fiscais vão continuar de olho nos produtos utilizados para a preparação da ceia de Natal como  peru, chester, tender, codorna, presunto, pernil, bacalhau, além de frutas in natura e secas. “Vamos realizar essa operação especial, mas durante todo o mês a fiscalização será intensificada, porque a oferta desses produtos no mercado aumenta nesses últimos dias do ano e a possibilidade do consumidor ser prejudicado também”, afirma.

Em 2008, a mesma operação analisou 188 lotes de produtos natalinos e 37 (19,68%) apresentaram erros.

Do Ipem