Ipem reprova 13 produtos para confecções de Carnaval

Operação Produtos de Armarinho verificou fitas de cetim, lantejoulas, paetês, miçanga, dentre outros

ter, 22/02/2011 - 16h00 | Do Portal do Governo

Nesta segunda-feira, 21, a Operação Produtos de Armarinho, realizada pelo Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem-SP), autarquia vinculada à Secretaria da Justiça, verificou 90 lotes de itens de aviamento, utilizados para confeccionar fantasias de Carnaval, e reprovou 13 (14,44%) por apresentarem menos quantidade que a indicada na embalagem.

A operação especial que verificou fitas de cetim, lantejoulas, paetês, miçanga, dentre outros, aconteceu simultaneamente nos laboratórios do Ipem-SP em Bauru, Campinas, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, São Carlos, São José do Rio Preto, São José dos Campos e São Paulo.

Fabiano Marques de Paula, superintendente do Ipem-SP, explica a atuação do instituto na área de pré-medidos. “O trabalho do setor de produtos pré-medidos, aqueles que são embalados sem a presença do consumidor, fiscaliza e pune as empresas que apresentaram produtos com menor quantidade em relação ao que está indicado na embalagem. No dia a dia, fiscais visitam estabelecimentos comerciais para coletar amostras de itens que estão à disposição para venda e serão encaminhados para análise em laboratório, mas o cidadão também pode fazer sua denuncia através da nossa Ouvidoria, pelo telefone 0800.0130522”. 

As empresas autuadas têm dez dias para apresentar defesa ao Ipem-SP, que define a multa de R$ 100 a R$ 50 mil, dobrando na reincidência. Se o comerciante não apresentar nota fiscal do produto, ele assume total responsabilidade sobre possíveis erros.

Veja a lista dos produtos com erros e empresas autuadas durante a Operação Produtos de Armarinho.

Acompanhe o Ipem-SP no blog Almanaque do Ipem ou nas redes sociais: Twitter, Flickr, Facebook e Orkut.

Dúvidas, sugestões ou reclamações sobre diversos assuntos do Ipem-SP podem ser feitas pelo telefone da ouvidoria: 0800 – 0130522, de segunda a sexta, das 8h às 17h, ou via e-mail: ouvidor-ipem@ipem.sp.gov.br 

Do Ipem-SP