Ipem participa de seminário da Agência Nacional de Petróleo

Ipem e ANP vão atuar para combater fraudes e irregularidades nos postos de combustível

ter, 25/08/2009 - 11h00 | Do Portal do Governo

O superintendente do Instituto de Pesos e Medidas (Ipem), Fabiano Marques de Paula, participou na segunda-feira, 24, da abertura do seminário ANP Itinerante, em Ribeirão Preto, no interior do Estado. O evento será realizado até quinta-feira, 27, no Sesc da cidade.

A participação no seminário é o primeiro resultado da reunião de negociações entre o Ipem e a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) para firmar futuro convênio para combater fraudes e irregularidades nos postos de combustível.

Para Marques de Paula, a aproximação com a ANP, responsável pela verificação da qualidade do combustível oferecido pelos postos, é fundamental para o alinhamento de futuras ações. “O trabalho conjunto dos dois órgãos tem o objetivo de coibir fraudes e irregularidades que tragam prejuízos ao consumidor”, afirma.

O Ipem apresentará proposta de convênio para o trabalho conjunto com a ANP, mas já deixou à disposição da agência as suas 17 regionais no Estado para que, mesmo antes do convênio ser formalizado, as duas entidades possam unir calendários e realizar ações estratégicas para a fiscalização de postos.

No primeiro semestre deste ano, a fiscalização do Ipem autuou 283 postos por erros nas bombas, que abasteciam quantidade menor do que o registrado na máquina, lacres rompidos e falhas eletromecânicas. Nesse mesmo período, as  bombas de combustível lideram o ranking da Ouvidoria do instituto, com 282 denúncias, que geraram 27 autos de infração contra os postos irregulares.

Do Ipem