Ipem: Operação “João de Barro” detecta irregularidades em 56% dos materiais

Produtos de alvenaria como tijolos e blocos foram examinados no interior de SP. Mais da metade recebeu autuação

qui, 26/04/2012 - 16h23 | Do Portal do Governo

O resultado da “Operação João de Barro”, feita pelo Ipem-SP (Instituto de Pesos e Medidas) em produtos de alvenaria, foi de reprovação de mais da metade dos itens analisados. Os técnicos examinaram 55 lotes de componentes cerâmicos no interior do Estado, e 31 deles (56,36%) apresentaram irregularidades quanto às dimensões (comprimento, largura e altura).

Os produtos analisados na quarta-feira, 25, são das cidades de Bauru, Campinas, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, São Carlos, São José do Rio Preto e São José dos Campos. Uma irregularidade alarmante foi encontrada em São Carlos: um lote inteiro de blocos cerâmicos de vedação, da marca Caetano, teve amostras com diferenças de até 14,8 cm a menos de comprimento. Erros na metragem da largura também foram encontrados.

A Fundação Procon-SP, que também participou da operação nos laboratórios do Ipem nas cidades de Presidente Prudente, Campinas e São José dos Campos, concluiu seu estudo com resultado positivo, não notificando qualquer irregularidade quanto às informações prestadas.

As empresas autuadas têm dez dias para apresentar defesa ao Ipem. A multa pode variar de R$ 100 a R$ 1,5 milhão.

Do Portal do Governo do Estado