Ipem lança cartilha com informações e dicas para consumidor evitar prejuízos nas compras

Publicação será lançada em comemoração ao Dia Mundial do Consumidor

sex, 12/03/2010 - 15h00 | Do Portal do Governo

A população vai ganhar um presente no Dia Mundial do Consumidor, comemorado em 15 de março. O Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem-SP), autarquia vinculada à Secretaria da Justiça, lançará em cerimônia oficial a Cartilha de Orientações ao Consumidor, com informações sobre o trabalho de fiscalização do órgão e dicas para evitar prejuízos na hora da compra.

O evento será realizado no auditório da Secretaria de Estado da Justiça e Defesa da Cidadania, e terá a presença do secretário Luiz Guimarães Marrey. No local, o Ipem-SP também distribuirá a cartilha aos transeuntes. Os internautas já podem acessar, fazer download ou imprimir a cartilha

Cartilha

Na cartilha, o Ipem-SP explica como é feita a fiscalização de produtos pré-medidos (medidos sem a presença do consumidor), como alimentos, bebidas, cosméticos e gás de cozinha, por exemplo. Também conhecerá como isso é feito em instrumentos como balanças, termômetros, bombas de combustíveis, taxímetros, trenas e etilômetros (bafômetros). O objetivo é ensinar o consumidor a evitar prejuízos na hora da compra.

O material, que foi preparado com muitas ilustrações e linguagem didática, alerta também sobre produtos que só podem ser vendidos com o selo do Instituto de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro), como brinquedos, preservativos masculinos, pneus, isqueiros e produtos têxteis, entre outros.

O superintendente do Ipem-SP, Fabiano Marques de Paula, explica que a cartilha foi elaborada com informações resumidas e de fácil leitura para que seja um canal de comunicação e aproximação com o consumidor. “Nosso papel é proteger o consumidor e tê-lo como principal aliado é tornar mais eficaz o combate a fraudes e irregularidades encontradas em produtos disponíveis no comércio.”

Do Ipem