Ipem interdita doze bombas de combustíveis

As bombas de combustíveis foram interditadas por agentes fiscais do Ipem neste final de semana na capital paulista

ter, 13/02/2007 - 22h00 | Do Portal do Governo

Doze bombas de combustíveis foram interditadas por agentes fiscais do Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (IPEM-SP), órgão vinculado à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, por meio da operação realizada nesse final de semana, 10 e 11, em São Paulo.

O local escolhido foi a zona sul da capital, onde foram percorridos 38 postos no total de 431 bombas fiscalizadas. Seis estabelecimentos foram autuados por irregularidades no fornecimento do combustível.

Em três postos, os técnicos do instituto encontraram bombas que forneciam 200ml a menos a cada 20 litros no abastecimento. Outros três apresentaram erros de fornecimento de 140ml e 160ml a cada 20 litros em prejuízo do consumidor, além de vazamento em uma das bombas, o que implica na segurança do usuário.

A partir da constatação de irregularidades, os responsáveis por esses produtos têm 15 dias para apresentar defesa junto à Superintendência do Instituto. Após esse período, há uma análise jurídica e administrativa de cada caso para estipular uma penalidade administrativa cabível, que varia de uma advertência ao pagamento de multas de até R$ 50 mil, dobrando na reincidência.

Da Assessoria de Imprensa do Ipem

(R.A.)