Ipem fiscaliza produtos pré-medidos no centro de SP

Operação acontece nesta quarta-feria, 12, no Pátio do Colégio, centro da capital

qua, 12/12/2007 - 7h30 | Do Portal do Governo

Nesta quarta-feira, 12, o Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem-SP), autarquia vinculada à Secretaria Estadual da Justiça e da Defesa da Cidadania, fará no Pátio do Colégio, no centro da capital paulista, um exame em praça pública na quantidade de produtos pré-medidos. Para isso será montada uma estrutura que tornará possível serem verificados os produtos da mesma maneira que ocorre nos laboratórios do Ipem-SP espalhados pelo Estado.

As amostras dos produtos pré-medidos, isto é, que chegam às prateleiras das lojas e supermercados já embalados e com a indicação do peso, foram previamente recolhidas no mercado, atuação que faz parte da metodologia de trabalho do Núcleo de Fiscalização de Produtos Pré-Medidos do Ipem-SP.

O evento começa às 9 horas com o exame de 32 amostras de pacotes de 5 kg de arroz. Às 10 horas, o segundo exame será feito em nove amostras de 1 kg de sal refinado. Seguem-se exames em biscoito recheado (análise de 20 amostras), massa de sêmola (análise de 14 amostras), lentilha (14 amostras), feijão preto (20 amostras) e farinha de rosca (14 amostras). Os exames terminam às 16 horas, quando será divulgado um balanço de toda a ação de fiscalização feita no local.

O Ipem-SP pretende levar para a população um pouco da rotina diária dos sete laboratórios de pré-medidos do Estado, responsáveis por esse tipo de fiscalização. A ação faz parte do projeto “Mais Ipem para São Paulo”, uma iniciativa da atual administração que visa aproximar o instituto da população do Estado.

Os representantes das empresas fabricantes e/ou embaladoras dos produtos que serão analisados já foram convidados a assistir ao exame, que terá caráter oficial de fiscalização. Em eventual discrepância entre o anunciado nas embalagens e o efetivamente encontrado pelo exame as empresas serão autuadas e a partir da data do recebimento oficial dos autos têm dez dias para apresentar as alegações de defesa.

Da Secretaria Estadual da Justiça e da Defesa da Cidadania

(I.P.)