Ipem fiscaliza produtos pré-medidos em operação no centro de SP

Instituto aproveitou a oportunidade para mostrar os novos veículos desenvolvidos para auxiliar suas atividades

qui, 13/12/2007 - 12h13 | Do Portal do Governo

O Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem-SP), órgão vinculado à Secretaria Estadual da Justiça e da Defesa da Cidadania, promoveu na quarta-feira, 12, uma análise na quantidade de produtos pré-medidos em praça pública. Os exames foram feitos com uma estrutura especial montada no Pátio do Colégio, no centro de São Paulo.

Com auxílio de uma balança de alta precisão, os técnicos do Ipem-SP checaram se alguns produtos pré-medidos recolhidos no mercado apresentavam realmente o mesmo peso indicado na embalagem. Segundo o superintendente do Ipem-SP, Antonio Lourenço Pancieri, o objetivo da ação é dar oportunidade para o cidadão acompanhar o trabalho desenvolvido diariamente nos laboratórios do instituto. “A idéia é mostrar ao consumidor a transparência no modo em que é feito o serviço”, explica.

Amostragem

Durante a operação, foi feito o exame de 32 amostras de 5 quilos de arroz, nove amostras de 1 quilo de sal refinado, 20 amostras de biscoito recheado, 14 pacotes de massa de sêmola (macarrão), 14 amostras de lentilha, 20 pacotes de feijão preto e 14 amostras de farinha de rosca. O resultado apontou irregularidades apenas nos lotes de arroz e feijão preto.

O lote de arroz longo fino “Carrefour” apresentava em média 8g a menos do que o indicado (falta de 0,16%). Já o feijão preto “Caldo Nobre” estava em média 3,1g abaixo do declarado (falta de 0,31% de produto).

Os representantes das empresas fabricantes e/ou embaladoras dos produtos analisados foram convidados a assistir ao exame, que teve caráter oficial de fiscalização. Nos casos em que houve discrepância entre o anunciado nas embalagens e o efetivamente encontrado pelo exame as empresas são obrigadas a retirarem os lotes do mercado e podem receber multa de até R$50 mil, dobrando em caso de reincidência.

O representante Fernando Meira, responsável pela marca do macarrão fiscalizado na operação, acompanhou o ensaio e ficou satisfeito com o resultado do exame, que não encontrou irregularidade no seu produto. “Nossa empresa zela sempre pela qualidade da marca e pela garantia do peso indicado. É uma honra saber que nosso controle interno está de acordo com os exames. Ações como essa são muito importante para garantir ao consumidor que o produto comprado está com o peso real”, afirmou o fornecedor.

Novos veículos

O Ipem-SP aproveitou a oportunidade para mostrar os novos veículos desenvolvidos para auxiliar nas atividades do instituto. Trata-se de três automó- veis modelo Iveco, prepara- dos especialmente por engenheiros do órgão para ajudar no trabalho feito pelos técnicos.

Um dos veículos foi projetado estruturalmente para dar condição ao trabalho de fiscalização em rodovias, com computadores e outros equipamentos de última geração. Já os outros dois foram planejados para dar suporte ao transporte de mercadorias para análise, um deles conta com freezer, geladeira e ar condicionado, para conservar o produto em conformidade com as recomendações do fabricante.

Da Secretaria Estadual da Justiça e da Defesa da Cidadania

(I.P.)