Ipem fiscaliza produtos para jardinagem e horticultura

Objetivo é defender o consumidor contra possíveis erros na quantidade dos produtos

seg, 21/09/2009 - 18h00 | Do Portal do Governo

O Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem-SP), autarquia vinculada à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, realizou a Operação Flores e Frutas para fiscalizar produtos pré-medidos (medidos e pesados sem a presença do consumidor) como sementes, adubos, inseticidas, fertilizantes, utensílios para jardinagem e horticultura, entre outros. O objetivo é defender o consumidor contra possíveis erros na quantidade dos produtos. 

A operação foi realizada nesta segunda-feira, 21, e examinou simultaneamente 67 lotes dos produtos coletados em estabelecimentos comerciais. A avaliação foi feita nos laboratórios de São Paulo, Bauru, Campinas, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, São Carlos, São José dos Campos e São José do Rio Preto.   

“O Ipem reforça a fiscalização rotineira com operações especiais para acompanhar o movimento do mercado. No início da primavera, aumenta a procura do consumidor por esses produtos e as opções apresentadas pelos lojistas. Nosso papel é garantir que se mantenha uma relação comercial justa, sem prejuízos para o consumidor”, afirma o superintendente do Ipem-SP, Fabiano Marques de Paula.

Em 2008, a mesma operação examinou 69 lotes e reprovou cinco (7,25%).

Do Ipem