Ipem fiscaliza produtos odontológicos e de higiene bucal

Operação Sorriso verificará se a quantidade do conteúdo é a mesma indicada na embalagem

seg, 13/09/2010 - 10h30 | Do Portal do Governo

O Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem-SP), autarquia vinculada à Secretaria da Justiça, realiza nesta segunda-feira, 13, a Operação Sorriso para fiscalizar itens de higiene bucal e material odontológico. O objetivo é verificar se a quantidade do conteúdo é a mesma indicada na embalagem.

Serão examinados simultaneamente 90 lotes de produtos, como creme e fio dental, antisséptico bucal, álcool gel e sabonete antisséptico, algodão, gaze, analgésicos e antiinflamatórios líquidos, entre outros, nos laboratórios do Ipem em São Paulo, Bauru, Campinas, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, São Carlos, São José dos Campos e São José do Rio Preto.

Caso haja irregularidade, o fabricante do produto é autuado e tem dez dias para apresentar defesa ao Departamento de Análise e Gestão de Processos do Ipem-SP, que definirá a multa – o valor pode variar de R$ 100 a R$ 50 mil, dobrando na reincidência. Se o comerciante não apresentar nota fiscal do produto, ele assume a total responsabilidade sobre possíveis erros.

Do Ipem