Ipem fiscaliza loja e proíbe venda de brinquedo da Gulliver

Produto ficará agora sob guarda da gerente

seg, 27/08/2007 - 19h34 | Do Portal do Governo

Três  equipes  do  Instituto  de  Pesos  e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem-SP)   fiscalizaram   nesta  segunda-feira,  16, lojas de venda de brinquedos  nos  bairros  de  Ferraz  de  Vasconcelos,  Suzano, Morumbi e Centro. 

Os  fiscais  interditaram  um brinquedo “Magnetix combo” na loja “Bmart Brinquedos” do Shopping Morumbi.Segundo  a  gerente  da  loja, Camila Camargo Soares, a Gulliver já havia informado  à  loja  para  que  o  brinquedo  em  questão  deixasse de ser comercializado. 

A gerente creditou o fato a um descuido na hora da troca efetuada por algum cliente, tendo o produto voltado inadvertidamente para as prateleiras. O  brinquedo,  lacrado pelo Ipem-SP, ficará agora sob a guarda da gerente da  loja  e  tem a venda proibida. Foi efetuado um auto de interdição e o estabelecimento tem 15 dias para apresentar a nota de fiscal de origem do mesmo.

A loja deverá entrar em contato com a Gulliver, para que esta faça a troca do brinquedo.A  fiscalização  de  brinquedos  e  outros  produtos  cuja certificação é compulsória  é  parte  da rotina das equipes da Diretoria de Metrologia e Qualidade  (DMQ)  do  Ipem-SP. 

Esses  produtos  devem  portar  o selo do Instituto  Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade (Inmetro) que é a garantia que passaram por ensaios que atendem a normas internacionais de fabricação e segurança.

Em  razão  de  uma  versão  antiga  do brinquedo Magnetix, produzido pela Gulliver  S.A.  Manufatura  de  Brinquedos,  ter  causado  acidentes  com crianças  no  exterior,  que  engoliram imãs que se soltaram das peças do Magnetix, e a própria empresa ter solicitado aos comerciantes a retirarem esses brinquedos antigos das lojas, o (Inmetro) determinou que os fiscais dos  Ipems  estaduais fizessem a interdição cautelar dos produtos que por acaso ainda estivessem sendo vendidos.

De  acordo  com  a supervisora técnica do Ipem-SP Ederli Pereira Cardoso, responsável  pela  fiscalização  de brinquedos na capital, a operação não acaba  hoje,  mas  será incorporada à atividade normal de fiscalização do Ipem  que continuará a interditar produtos da linha Magnetix da Gulliver, retirados do mercado pela empresa, vendidos de forma irregular.

Do Ipem