Ipem: Fiscais vistoriam carga de produtos perigosos

O Ipem-SP fiscalizou 1.182 transportes de produtos perigosos a granel

qua, 09/08/2006 - 9h24 | Do Portal do Governo

Mais uma operação de fiscalização em transportes de produtos perigosos foi feita pelo Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem-SP).

Desta vez, os fiscais estiveram presentes na Rodovia Gal. Milton Tavares de Souza (SP-332), km 135, município de Paulínia na segunda-feira, 7/8. Cerca de 25 veículos com produtos perigosos foram inspecionados e 10 deles foram multados pelos técnicos do Instituto, o que significa que 40% dos veículos parados neste bloqueio apresentavam irregularidades passíveis de autuação.

Dos 10 autuados, seis tiveram o Certificado de Inspeção para o Transporte de Produtos Perigosos (CIPP) apreendido, documento obrigatório para esta atividade. Nesta operação as maiores irregularidades estavam ligadas aos sistemas de suspensão, direção, freios e pneus, muitos deles totalmente carecas e com cortes, o que poderia provocar sérios acidentes.

Além disso, três caminhões apresentaram vazamento do produto, um com gasolina e dois com óleo combustível. Colaboraram nesta blitz, a Polícia Rodoviária Estadual e Defesa Civil.

O Ipem-SP fiscalizou 1.182 transportes de produtos perigosos a granel e 408 autos de infração foram emitidos, um índice de 34,52%. Dos autuados, 206 perderam o direito de continuar a transportar este tipo de produto por causa da retenção do CIPP, documento que só poderá ser recuperado após nova inspeção realizada pelo instituto.

Todos os responsáveis e/ou proprietários dos veículos autuados têm 15 dias, a partir da constatação das infrações, para apresentar defesa junto à Superintendência do Ipem-SP. Após esse prazo, ocorre uma análise jurídica e administrativa de cada caso para se estipular a penalidade administrativa cabível, que pode ser uma advertência ou pagamento de multas de até R$ 2.500, dobrando na reincidência.

Do Ipem-SP