Ipem faz ação educativa na Semana do Trânsito

Operação acontece entrre os dias 23 e 27, das 8h30 às 16h30, na zona norte de SP

seg, 22/09/2008 - 13h10 | Do Portal do Governo

Na  Semana Nacional do Trânsito, o Instituto de Pesos e Medidas do Estado de  São  Paulo  (Ipem-SP),  órgão  vinculado à Secretaria da Justiça e da Defesa  da Cidadania, participa da quinta edição do evento “Moto Checkup” organizado  pela  Associação  Brasileira  de Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores e Bicicletas (Abraciclo).

O  “Moto-Checkup”  ocorre  enntre os dias  23 e 27, das 8h30 às 16h30, no canteiro  central  da  Avenida  Santos  Dumont, entre as avenidas Ataliba Leonel  e  Brás  Leme,  em  Santana.  Objetivo  é fomentar a educação e a segurança de trânsito junto a motociclistas e motofretistas. Como das outras edições do evento, a equipe de técnicos do Ipem-SP estará encarregada  de  examinar  os  capacetes dos motociclistas e verificar se estão  dentro  das normas do Instituto Nacional de Metrologia e Qualidade Industrial  (Inmetro). 

Para  ser  considerado  regular  é necessário que possua  o  selo do Inmetro colado na parte traseira, com número de série, logotipo  do  organismo  que  certificou o produto e marca holográfica do Inmetro. Essa edição terá cinco dias, inclusive no sábado. Com isso, de acordo com Moacyr  Alberto Paes, diretor-executivo da Abraciclo, pretende-se “atrair um número maior de motociclistas convencionais que utilizam a motocicleta apenas  para  passear nos finais de semana ou para ir trabalhar e que não têm  tempo  para  participar  da ação de segunda a sexta-feira.

Para esta ação espera-se cerca de 2.500 visitantes”, afirma Paes.Além da verificação do capacete pelo Ipem-SP, o motociclista poderá fazer a  inspeção  gratuita  de  cerca  de  13 itens (faróis, sinaleira, pneus, freios,  suspensão  e  caixa  de  direção,  entre outros) da motocicleta, realizada  por  técnicos das montadoras. Também será feita a distribuição de  material, vale-desconto e cupons de prêmios, que incluem equipamentos de segurança, capacetes, blusões, botas e coletes.

Os  motofretistas  poderão  ainda  se  inscrever  no  curso  especial  de treinamento  e orientação do trânsito oferecido pela Secretaria Municipal dos  Transportes.  O  treinamento  é  uma  primeira etapa para se obter o “condumoto”, documento obrigatório para o exercício da atividade expedido pelo Departamento de Transporte Público (DTP).

Dúvidas,  sugestões  ou  reclamações  sobre  diversos assuntos do Ipem-SP podem  ser  feitas pelo telefone da ouvidoria: 0800-0130522, de segunda a sexta, das 8h às 17h, ou via e-mail: ouvidor-ipem@ipem.sp.gov.br.

Serviço

“Moto Checkup”Dia e hora: 23 a 27 de setembro, das 8h30 às 16h30.

Local:  Canteiro  central  da  Avenida  Santos  Dumont, entre as avenidas Ataliba Leonel e Brás Leme, em Santana

Do Ipem-SP