Ipem fará parceria com associação de defesa do consumidor

Parceria com a Pro Teste visa proteger consumidor

seg, 02/11/2009 - 9h00 | Do Portal do Governo

O Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem) terá a partir de 2010 uma agenda de ações conjuntas com a Pro Teste – Associação Brasileira de Defesa do Consumidor, que realiza testes comparativos de qualidade em diversos produtos disponíveis no mercado. 

“A parceria com a organização da sociedade civil segue as diretrizes da Secretaria da Justiça e Defesa da Cidadania e irá reforçar a atuação do Ipem. Entre nossas atribuições está a fiscalização do atendimento às normas do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro)”, explica Fabiano Marques de Paula, superintendente do Ipem. 

Para discutir a parceira foi realizada na quinta-feira, 29, uma reunião entre a direção do Ipem e a coordenadora geral da Pro Teste, Maria Inês Dolci. “Atuaremosem áreas em que existe interatividade entre as duas instituições, sem comprometer a independência de cada uma. Essa cooperação vai mostrar onde o consumidor pode encontrar qualidade nos produtos e, no caso de encontrarmos falhas, iremos propor os encaminhamentos necessários para aprimoramentos, inclusive na legislação. O consumidor sairá ganhando em todos os aspectos”, afirma a coordenadora da Pro Teste. 

Uma nova reunião está marcada para o próximo dia 12 de novembro, para definir um plano de trabalho comum e quais produtos serão avaliados, dentro da área de atuação das duas entidades. O passo seguinte será a assinatura de um termo de cooperação, que deverá ocorrer na Secretaria da Justiça da Defesa da Cidadania.

Do Ipem