Ipem fará convênio com ANP para combater fraudes nos postos de combustíveis

O instituto já deixou à disposição da agência as suas 17 regionais no Estado

seg, 10/08/2009 - 18h00 | Do Portal do Governo

O Instituto de Pesos e Medidas (Ipem) iniciou nesta segunda-feira, 10, reuniões para firmar futuro convênio com a Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), órgão responsável pela verificação da qualidade do combustível oferecido ao consumidor. 

O superintendente do Ipem, Fabiano Marques de Paula, esteve reunido com o coordenador geral do escritório da ANP em São Paulo, Alcides Amazonas.

Segundo Amazonas, em 2004, a ANP buscou apoio em outros órgãos públicos para formar uma força-tarefa, pois os índices de fraudes nos postos de combustíveis eram alarmantes.  Essa parceria permanece até hoje. Fazem parte dela, prefeitura, polícia, e Ministério Público. “A situação hoje é confortável, mas não podemos baixar a guarda, porque os fraudadores são muito criativos. A parceria com o Ipem-SP é muito bem-vinda”, afirma.

Nos próximos dias, o Ipem apresentará uma proposta de convênio para realizar o trabalho conjunto com a ANP. Antecipando-se ao acordo, o instituto já deixou à disposição da agência as suas 17 regionais no Estado. “Podemos, mesmo antes de formalizar o convênio, unir nossos calendários para realizar ações estratégicas e fiscalizar postos”, conclui Amazonas.

No primeiro semestre deste ano, a fiscalização do Ipem-SP autuou 283 postos por erros nas bombas, que abasteciam com quantidade menor que o registrado na máquina, lacres rompidos e falhas eletromecânicas. No mesmo período, as bombas  de combustível lideram o ranking da Ouvidoria do instituto, com 282 denúncias, que geraram 27 autos de infração contra os postos irregulares. 

Do Ipem