Ipem entrega cartilha e tira dúvidas do setor de panificação de Presidente Prudente

Fórum regional deverá reunir representantes do setor de panificação de 58 municípios

ter, 21/09/2010 - 12h30 | Do Portal do Governo

O Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem-SP), autarquia vinculada à Secretaria da Justiça e Defesa da Cidadania, distribuirá nesta terça-feira, 21, uma cartilha que orienta sobre a legislação em vigor em relação aos produtos comercializados por padarias para os participantes do I Fórum Regional de Centenário e Tendências da Panificação.

Organizado pelo Sindicato da Indústria de Panificação e Confeitaria de Bauru (Sindpan), o evento será realizado na Escola Senai “Antonio Zacarias”, em Presidente Prudente, e reunirá representantes do setor de panificação de 58 municípios da região. Durante o evento, o Ipem utilizará o anfiteatro local para tirar dúvidas e distribuir o material gráfico.

A cartilha Ipem-SP explica – Padarias foi produzida após o alto índice de erros encontrado na “Operação Padoca Legal”, realizada em maio deste ano. Foram visitadas 202 padarias e 121 (60%) foram autuadas em todo o Estado.  Na ocasião, o Ipem encontrou erros como a falta do produto em relação à quantidade citada na embalagem; falta de etiqueta com indicação de peso na embalagem; e a ausência de cartaz com a indicação do preço do pão francês por quilograma.

Ao notar o alto índice de autuações, o superintendente do Ipem-SP, Fabiano Marques de Paula, reuniu representantes do setor para definir estratégias para reduzir erros e propôs a distribuição de uma cartilha e a realização de palestras para esclarecer dúvidas. “A melhor forma de proteger o consumidor de prejuízos na hora da compra é orientar os profissionais que atuam na área. Neste caso, entendemos que o que prevaleceu não foi a má-fé, mas a falta de conhecimento da legislação em vigor”, afirma.

Além das medidas para reduzir as irregularidades, o Ipem intensificou a fiscalização de rotina. Em junho foram verificados 102 estabelecimentos, dos quais 44 (43,14%) foram autuados por erros. Em julho, 113 panificadoras foram vistoriadas e 33 (29,20%) estavam irregulares. Já em agosto, das 137 padarias verificadas, 59 (43,07%) apresentaram erros. “Nosso objetivo é eliminar os erros e, cumprindo nosso papel na proteção do consumidor, vamos continuar o trabalho rotineiro nesse segmento até alcançarmos nossa meta”, conclui Fabiano.

Do Ipem