Ipem encontra irregularidades no Litoral Paulista

nd

seg, 07/02/2000 - 20h21 | Do Portal do Governo

Do total de 284 estabelecimentos comerciais da Baixada Santista e Litoral Sul, fiscalizados pelo Instituto de Pesos e Medidas (Ipem), da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania do Governo do Estado de São Paulo, durante a terceira fase da Operação Litoral, realizada de 3 a 6 de fevereiro, 38 foram autuados por apresentarem irregularidades, em prejuízo do consumidor.
As principais irregularidades encontradas no comércio de Santos, São Vicente, Guarujá, Bertioga, Praia Grande, Mongaguá, Itanhaém e Peruíbe forao mo pão francês, de 50 gramas, que apresentou 6,54 gramas a menos; sorvete por peso, que anunciava 218 gramas mas, na verdade, estava com 208 gramas; e os artigos têxteis, entre eles, biquinis, sungas e cangas sem a indicação da composição na etiqueta.
As análises dos produtos coletados nos estabelecimentos da região, realizadas na Delegacia de Ação Regional do Ipem, em Santos, também apresentaram erros. São eles: sal refinado Cisne, de 1 quilo, que apresentou três lotes irragulares, sendo o maior com 19,20 gramas a menos, na média; leite em pó Great Value, de 400 gramas, com 2,9g a menos, na média; biscoito de água e sal Tostines, de 200 gramas, com ausência de 22,2g, em três embalagens do lote; feijão carioca Quintal, de 2Kg, com 5g a menos, na média e, acúcar cristal Namorado, de 2 Kg, com erro médio de 34g. Todos os responsáveis receberão multa de até 2,4 mil Ufir’s, dobráveis na reincidência.
Foram verificados a qualidade dos preservativos e materiais elétricos; o peso do pão francês e dos produtos de alimentação, higiene e limpeza comercializados já embalados; a quantidade de refrigerante servida em copos post-mix; as refeições vendidas por peso; a qualidade dos artigos têxteis, o abastecimento das bombas de combustível e as balanças comerciais, entre outros.
O Ipem atende reclamações e denúncias nos telefones 0800.130522 (Ouvidoria), de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h30 ou (013) 235-7815, na Delegacia de Ação Regional do Ipem, em Santos, e, também, no posto de atendimento montado em frente à avenida Conselheiro Nébias, praia do Boqueirão, que funcionará durante todos os finais de semana e feriados, até o carnaval.
Até lá, ainda serão realizadas mais duas fases de fiscalização da Operação Litoral.