Ipem encontra irregularidades em ovos de Páscoa

Fiscais identificaram problemas em produtos que acompanham brinquedos como brindes

dom, 22/03/2015 - 14h42 | Do Portal do Governo

Fiscalização do Ipem-SP (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo) identificou irregularidades em ovos de Páscoa comercializados na capital e algumas cidades do interior. O principal problema foi identificado nos brinquedos que acompanham os ovos de chocolate.

De 8.368 produtos avaliados, a ação identificou 300 itens irregulares, o que representa 3,6%. Dos 163 pontos comerciais visitados, 17 receberam autuações. Na capital, os especialistas do instituto autuaram oito dos 52 estabelecimentos fiscalizados. Foram avaliados 2.477 produtos, dos quais 48 (1,9%) estavam irregulares.

No interior do Estado foram fiscalizados 111 estabelecimentos. Nove lojas (8,1%) receberam autuação por comercializar produtos irregulares. Dos 5.891 itens avaliados, 252 (4,3%) estavam em desacordo com a normatização. As irregularidades foram encontradas nas cidades de Americana, Ribeirão Preto, Santa Bárbara d’Oeste, São José do Rio Preto e São José dos Campos.

Incluídos como brindes em ovos ou cestas de Páscoa, os brinquedos merecem atenção para garantir a segurança de seus consumidores. Todos os itens que incluem brinquedos devem destacar classificação etária indicativa e o selo do Inmetro. Além disso, os ovos de Páscoa que trazem brinquedos em seu interior devem apresentar em sua embalagem a frase “Atenção: contém brinquedo certificado no âmbito do Sistema Brasileiro da Avaliação da Conformidade”. Veja o resultado da pesquisa aqui.

Do Portal do Governo do Estado