Ipem encontra irregularidades em 26,42% dos produtos para impressão gráfica

Foram apuradas irregularidades em 14 dos 53 lotes examinados na Operação Gutenberg

qua, 02/12/2009 - 10h00 | Do Portal do Governo

Análises realizadas nos laboratórios do Instituto de Pesos e Medidas (Ipem), autarquia vinculada à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, detectaram na segunda-feira, 30, irregularidades em 14 dos 53 lotes de produtos para impressão gráfica.

Em Bauru, das seis fabricantes de bobina de papel para fax, calculadora e automação comercial, cinco foram reprovadas por erros nas medidas dos produtos. O superintendente do Ipem-SP, Fabiano Marques de Paula, compara a conclusão da operação em algumas regiões. “O resultado das operações especiais nos ajudam a planejar e montar estratégias para intensificar o trabalho rotineiro. Em Bauru, por exemplo, nossa fiscalização será, com certeza, dirigida para reduzir esse índice de erros. Por outro lado, o setor parece mais regular em Presidente Prudente, pois nosso laboratório não encontrou irregularidades nas amostras examinadas”.

As empresas autuadas devem retirar do ponto de venda os lotes dos produtos irregulares e têm dez dias para apresentação de defesa ao Ipem-SP. A partir deste  prazo, o departamento jurídico define a aplicação da multa que pode variar de R$ 100 a 50 mil, dobrando na reincidência.

Do Ipem