Ipem encontra erros quantitativos em oito lotes de produtos utilizados em festas juninas

Fiscais examinar produtos como paçoca, pé-de-moleque, bolos, bandeirolas e itens para decoração

ter, 08/06/2010 - 13h30 | Do Portal do Governo

O Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem-SP), autarquia vinculada à Secretaria da Justiça, examinou 92 lotes de produtos consumidos em festas juninas e encontrou erros em oito (8,7%) deles durante a Operação Pulando a Fogueira, realizada nesta segunda-feira, 7.

Os fiscais examinaram produtos pré-medidos (pesados e medidos sem a presença do consumidor) como paçoca, pé-de-moleque, doce de abóbora, pipoca, bolos, biribas, bandeirolas e outros itens para decoração.

A operação foi realizada simultaneamente nos laboratórios do Ipem em Bauru, Campinas, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, São Carlos, São José do Rio Preto, São José dos Campos e São Paulo.

Em 2009, a mesma operação examinou 72 lotes de produtos e encontrou erros em seis (8,33%) deles.

“As irregularidades estão muito semelhantes, por isso, vamos preparar uma estratégia para, além de intensificar a fiscalização desses produtos, orientar os fabricantes para reduzir esses erros que geram prejuízo ao consumidor”, explica o superintendente do Ipem-SP, Fabiano Marques de Paula.

As empresas autuadas têm dez dias para apresentar defesa à Procuradoria Jurídica do Ipem-SP, que definirá a multa que varia de R$ 100 a R$ 50 mil, dobrando na reincidência.

Em caso de dúvidas, reclamações ou denúncias, o consumidor pode recorrer ao serviço da Ouvidoria do Ipem pelo telefone 0800 0130522 de segunda a sexta, das 8h às 17h, ou enviar e-mail para: ouvidor-ipem@ipem.sp.gov.br.

No site www.ipem.sp.gov.br, além de informações sobre toda a legislação metrológica e da qualidade vigentes no país, estatísticas de fiscalização, orientações ao cidadão e empresários, o interessado pode levantar detalhes das ações diárias do instituto.

Do Ipem